Sexta-feira, 10 de maio de 2024
Por Redação O Sul | 1 de julho de 2015
Pela primeira vez em sete anos de funcionamento do Procon Porto Alegre, desde a sua inauguração em 2008, o segmento de telefonia ultrapassou a área de produtos no ranking das reclamações do órgão municipal. O Procon Porto Alegre registrou no primeiro semestre deste ano 5.005 atendimentos realizados presencialmente na sede do órgão. Neste período, a maioria das reclamações foram computadas na área de telefonia fixa e celular. O segmento registrou 1.791 queixas, ou seja, 35,78% do total do semestre. As reclamações mais frequentes dos porto-alegrenses sobre telefonia referem-se à cobrança indevida, falta de cobertura do sinal e falta de informação clara em contratos e planos.
O segundo segmento mais reclamado no Procon municipal foi o de produtos, que computou 1.715 atendimentos, 34,27% do total. Neste setor, a maioria das reclamações diz respeito a defeitos apresentados em telefones celulares.
“O segmento telefonia ultrapassou as reclamações relativas a produtos. Isto é inédito, uma vez que a área de produtos sempre foi a mais reclamada do ranking do Procon, pois reúne centenas de empresas e milhares de produtos, enquanto que a área de telefonia agrega em Porto Alegre apenas seis empresas e algumas dezenas de serviços oferecidos”, destaca o diretor executivo do Procon Porto Alegre, Cauê Vieira.
Vieira explica o motivo do incremento nas queixas sobre telefonia. Para ele, a área comercial das empresas de telefonia cresceu em demasia acumulando muitas ofertas e planos atrativos para o consumidor. Já na fase pós-venda, afirma, o Serviço de Atendimento ao Cliente destas empresas não progrediu da mesma forma. Ou seja, na opinião de Vieira, a área comercial evoluiu, mas a operacional não acompanhou estas mudanças. Por isto o Procon registrou um aumento significativo nas reclamações das empresas de telefonia. “Os dados revelam que mesmo no segmento produtos há uma clara vinculação com as empresas de telefonia, uma vez que o campeão de reclamações é o aparelho celular”, conclui.
Outros segmentos
Problemas com TV por Assinatura e provedores de internet computaram 802 reclamações, registrando 16,02% do total. Na quarta colocação está a área de assuntos financeiros, que engloba operações com cartão de crédito, empréstimos bancários e banco de dados do SPC e Serasa, recebendo 603 queixas ou 12,05% do total. As reclamações sobre alimentos, saúde e habitação somaram 85 queixas ou 1,7% do total.
Atendimento
O Procon Porto Alegre presta atendimento na sede da rua dos Andradas, nº 686, das 10h às 16h. O telefone para informações é o 3289-1774. O órgão também atende pela internet no endereço www.portoalegre.rs.gov.br/procon e também pelo aplicativo para celulares Procon App que pode ser baixado gratuitamente pela internet para sistemas operacionais Android e IoS. (PMPA)