Sexta-feira, 15 de agosto de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Na Fronteira-Oeste gaúcha, Uruguaiana e Sant’Ana do Livramento registram queda de 52% nos crimes contra a vida

Compartilhe esta notícia:

Livramento é separada da uruguaia Rivera por apenas uma rua de intenso comércio. (Foto: Arquivo/O Sul)

Ambos localizados na Fronteira-Oeste gaúcha, os municípios de Uruguaiana e Sant’Ana do Livramento registraram  em 2024 uma queda conunta de 52% nos crimes contra vida – assassinatos, latrocínios (roubo com morte) e feminicídios. Foram 22 casos, contra 46 no ano anterior, de acordo com informação do governo do Rio Grande do Sul.

Os homicídios dolosos (intencionais) tiveram queda de 56%, passando de uma taxa de 20,7 para 9,1 a cada 100 mil habitantes. Além disso, não foram registrados incidentes de latrocínio no ano passado. Já os feminicídios não apresentaram variação, com um caso em 2023 e outro no ano seguinte.

“Indicadores como estes confirmam o destaque do Rio Grande do Sul no Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, publicado em julho”, enalteceu o governo do Estado ao repercutir os números no site estado.rs.gov.br.

Sant’Ana do Livramento

Separada da cidade uruguaia de Rivera por apenas uma rua e marcada por um intenso comércio binacional, Sant’Ana do Livramento registrou no ano passado uma baixa de 36% nos assaltos a pedestre (85 para 54) e 31% nos casos de abigeato (furto de gado na zona rural), que passaram de 163 para 113. O roubo de celulares baixou 9% no município, com dez ocorrências em 2024.

O decréscimo dos crimes contra a vida são outro ponto a destacar. Não foram registrados latrocínios, feminicídios e lesões corporais seguidas de morte no último ano. Além disso, os homicídios dolosos baixaram 31% (de 16 para 11 ocorrências).

Titular da 12ª Delegacia de Polícia Regional do Interior (DPRI), o delegado Laurence Teixeira disse que a melhora na segurança se deve à dedicação e ao comprometimento de policiais civis, agentes e delegados, além da integração com a Brigada Militar, o Instituto-Geral de Perícias, as polícias Penal, Federal e Rodoviária Federal e os órgãos de segurança uruguaios:

“Destaco também o sucesso do programa ‘RS Seguro’ e a adoção dos protocolos da dissuasão focada, aplicados com êxito em situações pontuais”.

Uruguaiana

Já Urguaiana tem como vizinha a cidade de Libres, na Argentina. A sensação de maior segurança nas ruas do município se justifica, conforme o governo gaúcho. Os homicídios dolosos tiveram uma queda expressiva de 70%, saindo da taxa de 22,6 para 6,6 por 100 mil habitantes.

Outros três pilares fundamentais da segurança em vias públicas exibiram melhora em 2024. Na lista estão os assaltos a pedestre (-40%) e os roubos e furtos de veículo (-38%), bem como os de telefone celular (-50%).

As ocorrências comerciais apresentaram baixa de 62%, com uma taxa média de 12,4 a cada 100 mil habitantes. Em relação aos incidentes em transportes, o município não registrou nenhum caso nos últimos dois anos.

A delegada da 4ª DPRI, Daniela Barbosa de Borba, afirmou que os números são resultado de um trabalho integrado de todos os órgãos de segurança no município. “Estamos seguindo o protocolo com as medidas de enfrentamento ao homicídio e, além disso, apreensões de drogas e ações contra o tráfico estão cada vez mais eficazes”, complementou.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Mais de 36 mil indígenas vivem no Rio Grande do Sul, 12ª maior população estadual do segmento no País
Neve chega ao Rio Grande do Sul e a Santa Catarina: saiba como fica o frio nos próximos dias
https://www.osul.com.br/na-fronteira-oeste-gaucha-uruguaiana-e-santana-do-livramento-registram-queda-de-52-nos-crimes-contra-a-vida/ Na Fronteira-Oeste gaúcha, Uruguaiana e Sant’Ana do Livramento registram queda de 52% nos crimes contra a vida 2025-08-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar