Quinta-feira, 11 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 11 de setembro de 2015
O telespectador mais atento já deve ter percebido alguma diferença na imagem de “A Regra do Jogo”, da TV Globo. As cenas são gravadas sem o ator saber onde estão todas as câmeras e o resultado são imagens mais “sujas” com um espelho, um muro, uma vidraça ou qualquer coisa pela frente. A responsável pela mudança é a diretora Amora Mautner, que criou o que ela chama de caixa cênica: um cenário quase único, em 360 graus, que se aproxima ainda mais da realidade.
“Há câmeras atrás de espelhos, colunas, janelas. Outras são escondidas, nem mesmo o ator em cena sabe onde está. Há ainda dois robôs, instalados em pontos estratégicos, operados por um profissional que fica fora do cenário”, explica a loira, que teve a ajuda de Boninho, diretor do “BBB”.
“Passei seis meses observando os realities e ele me ajudou muito. Eu adaptei a ideia do ‘BBB’ para a novela ficar ainda mais natural. É uma novela reality.”
Amora garante que o elenco está adorando a novidade. “Eu reduzi o tempo de gravação porque ensaiamos uma vez só. Os atores não têm um posicionamento fixo. Se o ator virar de costas, vamos mostrar de costas. As imagens não ficam perfeitas. Mas para mim, o imperfeito é o perfeito.” (AG)