Segunda-feira, 03 de junho de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
12°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Confirmada 2ª morte por leptospirose no RS após enchentes

Compartilhe esta notícia:

Doença é transmitida por meio do contato com água suja que se mistura com urina de animais infectados. (Foto: Reprodução)

A Secretaria de Saúde de Venâncio Aires confirmou nessa terça-feira (21) a segunda morte por leptospirose no Rio Grande do Sul. A vítima, um homem de 33 anos, residia na cidade, que fica a cerca de 185 quilômetros da capital gaúcha, Porto Alegre.

Segundo relatos de familiares, o homem teve contato com as águas contaminadas das enchentes, mas tomou precauções como o uso de botas protetoras. Este mês, o município já confirmou 2 outros casos da doença, mas sem registros de óbitos até o momento.

A primeira morte pela doença foi registrada em Travesseiro, no Vale do Taquari. A vítima era um idoso de 67 anos. Até o momento, existem 19 casos confirmados da doença em todo o Estado.

Doença

A leptospirose é uma doença infecciosa causada pelo contato direto ou indireto de urina de animais infectados pela bactéria Leptospira, como ratos, principalmente, cães e gatos.

Essa doença acontece mais frequentemente em épocas de muita chuva, pois devido às enchentes, poças e solos úmidos, a urina dos animais infectados pode facilmente ser espalhada e a bactéria infectar a pessoa por meio das mucosas ou feridas na pele, provocando sintomas como febre, calafrios, olhos avermelhados, dor de cabeça e náuseas.

Apesar da maioria dos casos provocar sintomas leves, algumas pessoas podem evoluir com graves complicações, como hemorragias, insuficiência renal ou meningite. Por exemplo, por isso, sempre que houver suspeita de leptospirose, é importante ir ao infectologista ou ao clínico geral para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento, que pode ser feito com analgésicos e antibióticos.

Sintomas

Os principais sintomas da leptospirose são:

* Febre alta que começa de forma repentina;
* Dor de cabeça;
* Dores no corpo, principalmente na panturrilha, costas e abdômen;
* Perda do apetite;
* Vômito;
* Diarreia;
* Calafrios;

Os sintomas de leptospirose normalmente surgem entre 7 e 14 dias após o contato com a bactéria. No entanto, em alguns casos podem não ser identificados os sintomas iniciais da doença, apenas sintomas mais graves que são indicativos de que a doença já está em uma fase mais avançada.

Entre 3 a 7 dias após o início dos sintomas pode surgir a tríade de Weil, que corresponde aos três sintomas que surgem juntos e que são indicativos de maior gravidade da doença, como icterícia, que são os olhos e pele amarelados, insuficiência renal e hemorragias, principalmente pulmonares.

Tratamento

Na maioria dos casos, o tratamento pode ser feito em casa com o uso de medicamentos para aliviar os sintomas, como Paracetamol, além de hidratação e repouso.

Antibióticos como Doxiciclina ou Penicilina podem ser recomendados pelo médico para combater a bactéria, no entanto o efeito dos antibióticos são maiores nos primeiros 5 dias de doença, por isso é importante que a doença seja identificada assim que surgirem os primeiros sintomas de infecção.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Temporais devem retornar ao Rio Grande do Sul nesta semana
Governo federal destinará mais de R$ 76 milhões para reconstrução de postos de saúde em 30 cidades gaúchas
https://www.osul.com.br/cidade-no-rs-confirma-2a-morte-por-leptospirose-apos-enchentes/ Confirmada 2ª morte por leptospirose no RS após enchentes 2024-05-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar