Segunda-feira, 25 de agosto de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Crise com Estados Unidos: Lula diz que países ricos usam combate ao crime como “pretexto para violar soberania”

Compartilhe esta notícia:

Luiz criticou países desenvolvidos por interferência na política interna de países da América Latina. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nessa sexta-feira (22) países desenvolvidos por interferência na política interna de países da América Latina. Sem citar os Estados Unidos e a Venezuela, Lula criticou o uso do “combate ao crime organizado como pretexto para violar nossa soberania”. Também afirmou que países desenvolvidos “utilizam a luta contra o desmatamento como justificativa para o protecionismo”.

A fala se deu em discurso do presidente durante encontro com a sociedade civil no âmbito da V Cúpula de Presidentes dos Estados Partes do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e vem em um momento de relação difícil com os Estados Unidos. O país norte-americano aplicou tarifas de 50% a produtos brasileiros e sancionou ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e integrantes do governo. Entre os argumentos está a acusação de que haveria no País uma perseguição a Jair Bolsonaro, aliado de Donald Trump.

“Há muito tempo que os países ricos nos acusam de não cuidar da floresta. Aqueles que poluíram o planeta tentam impor modelos que não nos servem. Utilizam a luta contra o desmatamento como justificativa para o protecionismo. Usam o combate ao crime organizado como pretexto para violar nossa soberania”, declarou o presidente brasileiro.

Os Estados Unidos enviaram três navios com mísseis guiados para águas próximas às da Venezuela. Oficialmente, o governo Trump alega que o motivo é para combater as ameaças dos cartéis de drogas latino-americanos. Em resposta, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, convocou 4,5 milhões de milicianos para defender o país em caso de ofensiva norte-americana.

Por outro lado, o Brasil vem enfrentando dificuldades junto a países europeus, em especial a França, para fechar o acordo entre Mercosul e União Europeia. Um dos entraves é por causa de agricultores franceses que acusam o Brasil de não seguir as melhores práticas de preservação ambiental no agronegócio.

Em seu discurso na Cúpula dos Presidentes da OTCA, Lula defendeu, ainda, o multilateralismo – o que vem se tornando praxe em seus discursos internacionais nos últimos meses.

“Será a hora de os líderes mundiais mostrarem se estão realmente comprometidos com o futuro do planeta. Não existe saída individual para a crise climática. Não há outro meio de superá-la além do multilateralismo. Muito já foi negociado, mas pouco foi cumprido”, declarou. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Polícia Federal deixa cela pronta para eventual prisão de Bolsonaro
Embaixada dos Estados Unidos em Brasília se pronuncia após Alexandre de Moraes ameaçar punir bancos brasileiros: “Abuso”
https://www.osul.com.br/crise-com-estados-unidos-lula-diz-que-paises-ricos-usam-combate-ao-crime-como-pretexto-para-violar-soberania/ Crise com Estados Unidos: Lula diz que países ricos usam combate ao crime como “pretexto para violar soberania” 2025-08-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar