Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Showers in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Desemprego diminui, mas taxa de informalidade bate recorde no país

Compartilhe esta notícia:

Informalidade atinge 41% da população.

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília/Divulgação
Trabalhadores com carteira assinada diminuiu e a quantidade de pessoas jurídicas aumentou. (Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília/Divulgação)

A taxa média de desemprego em 2019 caiu em 16 estados do país, acompanhando a média nacional, que caiu de 12,3% em 2018 para 11,9% no ano passado, segundo pesquisa divulgada na última sexta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o estudo, a renda dos brasileiros foi puxada principalmente pela informalidade, que atingiu 41,1% da população em média, maior nível desde 2016, e também foi recorde em 20 estados. O indicador refere-se a soma dos trabalhadores sem carteira, trabalhadores domésticos sem carteira, empregador sem CNPJ, conta própria sem CNPJ e trabalhador familiar auxiliar.

Em 11 estados, a taxa de informalidade ultrapassou metade da população economicamente ativa. Apenas Distrito Federal e Santa Catarina tiveram taxas de informalidade abaixo de 30%.

Segundo o IBGE, as maiores taxas de desemprego ficaram no Amapá (17,4%) e na Bahia (17,2%), enquanto as menores foram registradas em Santa Catarina (6,1%) e nos estados de Rondônia, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, todos os quatro estados com 8% na média anual.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Câncer: Inca alerta para sinais e sintomas persistentes em crianças
Incêndio em Capão Novo deixa duas pessoas mortas e quatro feridas
https://www.osul.com.br/desemprego-diminui-mas-taxa-de-informalidade-bate-recorde-no-pais/ Desemprego diminui, mas taxa de informalidade bate recorde no país 2020-02-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar