Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre A vacinação dos porto-alegrenses a partir de 83 anos continua nesta quinta-feira em dez postos de saúde

Compartilhe esta notícia:

A vacina está garantida para todo o público dessa faixa etária, independente do horário de chegada à unidade.

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Movimento foi tranquilo nesta quarta-feira. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

Os porto-alegrenses com idade a partir de 83 anos e que ainda não receberam a primeira dose de vacina contra o coronavírus têm nesta quina-feira (18) mais uma oportunidade para obter a aplicação. Das 8h às 17h, dez postos de saúde estarão abertos nas zonas Central, Sul, Norte e Leste da capital gaúcha – desta vez, não haverá atendimento em drive-trhus.

Para receber a injeção, é necessário apresentar documento de identidade com número de CPF, além de um comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone), pois o procedimento é exclusivo para os habitantes da cidade. Também é recomendável que o idoso leve um acompanhante mais jovem.

Segundo a prefeitura, não é necessário “madrugar” nos locais de vacinação, principalmente agora, que a procura começa a se reduzir à medida em que a quase 82% desse segmento do público-alvo já foi contemplado. Além disso, as vacina está garantida para todo o público dessa faixa etária, independente do horário de chegada à unidade.

Já no que se refere à ampliação da campanha para outras faixas etárias em Porto Alegre, isso dependerá da chegada de novas doses enviadas pelo Ministério da Saúde. Ainda não há previsão de data para entrega dos futuros lotes, embora exista uma expectativa de que uma nova remessa chegue ao Estado na semana que vem.

Locais de aplicação

– Posto de saúde Santa Marta (rua Capitão Montanha n°27 – Centro Histórico);

– Posto de saúde Modelo (avenida Jerônimo de Ornellas n° 55 – bairro Santana);

– Posto de saúde Assis Brasil (avenida Assis Brasil n° 6.615 – bairro Sarandi);

– Posto de saúde IAPI (rua Três de Abril n°90 – bairro Passo da Areia);

– Posto de saúde Camaquã (rua Professor Doutor João Pitta Pinheiro Filho n° 176 – bairro Camaquã);

– Clínica da Família Álvaro Difini (rua Alvaro Diffini n° 520 – bairro Restinga);

– Posto de saúde Moab Caldas (rua Moab Caldas nº 400 – bairro Santa Tereza);

– Posto de saúde Santa Cecília (rua São Manoel n° 543, bairro Santa Cecília);

– Posto de saúde Morro Santana (rua Marieta Mena Barreto n° 210 – bairro Morro Santana);

– Posto de saúde São Carlos (avenida Bento Gonçalves n° 6.670 – bairro Agronomia).

Observação: as unidades São Carlos, Morro Santana e Moab Caldas oferecem a possibilidade de vacinação no carro.

Movimento tranquilo

A prefeitura definiu como “bastante tranquilo” o movimento nos  dez postos de saúde e dois drive-thrus de Porto Alegre ao longo desta quarta-feira. O prosseguimento da aplicação da primeira dose de vacina contra o coronavírus para o público com idade a partir de 83 anos teve logística realizada por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com apoio do Exército.

O estande improvisado no estacionamento do subsolo do Hipermercado Big do Barrashopping Sul, na Zona Sul, foi um dos locais que receberam os idosos para a injeção.

Trazida pela filha Elizabete, Rufina Caetano da Rosa, 87 anos, manifestou toda a sua felicidade: “Graças a Deus chegou o momento, tenho esperança e fé de que a situação mude”. Ela espera poder dançar uma valsa, passear com a família e voltar a frequentar o estádio Beira-Rio. “Quero ir ao futebol”, revelou a colorada.

Célia de Ávila, 85 anos, descreveu o momento como “maravilhoso”. “Estou muito feliz e aguardo a segunda dose para retomar um pouco da normalidade.”

Dirigindo o próprio carro e acompanhado da esposa, Ramon Morales, 83 anos manifestava “a crença em dias mais normais”. Já Cleonice Gomes, 84 anos, saiu animada do Posto de Saúde Modelo:

“Sou muito festeira e adoro me vestir de baiana no Carnaval, infelizmente este ano não deu”, conta, mas planeja uma viagem a Arambaré, “sempre mantendo todos os cuidados de prevenção”.

Com três filhos, ela foi sozinha se vacinar: “Adoro passear, sou independente”. No mesmo local, diversos idosos que se vacinaram pela manhã chegaram com o auxílio de uma ação da ONG Parceiros Voluntários, em parceria com o Colégio Leonardo da Vinci, que fez o deslocamento das casas até o local de vacinação.

Atualização estatística

Dados do “vacinômetro” mostram que Porto Alegre aplicou 94.833 doses de vacinas contra a Covid-19 até as 19h desta quarta-feira, número que inclui todos os grupos prioritários.

Desse montante, 58.965 doses foram recebidas por profissionais de saúde, 17.594 por idosos com 83 anos ou mais, 17.233 por acamados, idosos e pessoas com deficiência que vivem em instituições de acolhimento e 1.041 por membros de comunidades indígenas ou quilombolas.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

No Rio, Homem com placa de Marielle é agredido por apoiadores do deputado Daniel Silveira
Cidades gaúchas recebem o projeto Ecopoética: ritual de sobrevivência urbana
https://www.osul.com.br/drive-thrus-e-postos-de-saude-vacinam-idosos-acima-de-83-anos-nesta-quarta/ A vacinação dos porto-alegrenses a partir de 83 anos continua nesta quinta-feira em dez postos de saúde 2021-02-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar