Segunda-feira, 11 de agosto de 2025
Por Redação O Sul | 23 de maio de 2025
Previsto inicialmente para o dia 10 mas adiado devido ao mau tempo, o “Dia D” da vacinação contra a gripe em Porto Alegre será realizado neste sábado (24), das 9h às 18h, em todos os postos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O imunizante é oferecido a toda a população a partir dos 6 meses de idade. Para facilitar o acesso às unidades, os ônibus do transporte público terão passe livre, sem necessidade de se comprovar adesão à campanha.
O imunizante – fornecido pelo governo federal – é trivalente, ampliando a proteção contra os vírus influenza A H3N1, H3N2 e B. Além de gratuito, trata-se de procedimento seguro e eficaz contra manifestações graves da doença, que pode levar a internações ou mesmo óbito, sobretudo em crianças, idosos e indivíduos de outros grupos prioritários.
É importante ressaltar que a cidade se encontra, desde esta semana, em situação de emergência de saúde. O principal motivo é a superlotação de hospitais e leitos por pacientes com síndrome respiratória aguda (SRAG), causada por doenças como gripe e covid. Dengue e outros males também impactam o cenário.
O painel de monitoramento da SMS contabiliza, até a noite dessa sexta (23), ao menos 4,7 mil hospitalizações por SRAG desde o início do ano. Destas, mais de 1,3 mil necessitaram de encaminhamento a unidades de terapia intensiva (UTI). E 350 tiveram como desfecho o óbito.
Estatísticas
Desde o início da campanha, em 7 de abril, foram aplicadas ao menos 313,7 mil doses. Quase metade desse volume contemplou os públicos-alvo – a meta de cobertura é de ao menos 395 mil pessoas nas faixas etárias de 6 meses a 5 anos incompletos, gestantes e idosos (60 anos em diante).
Quem não conseguir comparecer neste sábado pode se dirigir aos postos de segunda a sexta-feira. A lista completa está disponível no site prefeitura.poa.br/sms. Juntamente com a vacina da gripe pode ser recebida dose contra covid (recomenda-se apenas que as injeções sejam aplicadas uma em cada braço, a fim de se evitar dores musculares na área de inoculação).
Passe-livre
A liberação das catracas nos ônibus da capital gaúcha está assegurada por decreto municipal publicado na edição de terça-feira (20) do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). O documento pode ser consultado na íntegra em portoalegre.rs.gov.br/dopa.
Em caso de dúvida sobre qual linha pegar, bem como horários e itinerários, a população pode recorrer aos aplicativos Tri, 156+POA, Cittamobi, Moovit e Lá Vem o Ônibus. Uma alternativa é verificar as tabelas no site linhas.eptc.com.br.
(Marcello Campos)