Sexta-feira, 12 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 1 de agosto de 2015
A campanha de vacinação contra a poliomielite foi prorrogada até sexta-feira no Rio Grande do Sul. Até essa segunda-feira, data prevista para encerrar o esforço em todo o País, havia sido registrada a imunização de aproximadamente 475,6 mil crianças gaúchas, total de 79,4% do público-alvo.
A meta é atingir 95% da população de 6 meses a menores de 5 anos. O índice de vacinação alcançado em Porto Alegre foi de 70,2%, o que corresponde a 51.960 crianças da faixa etária.
A secretaria de Saúde do RS recomenda aos pais que ainda não levaram seus filhos até uma Unidade Básica de Saúde que aproveitem a prorrogação para garantir a imunização. A ação, de acordo com a pasta, servirá para garantir imunidade individual e coletiva da população gaúcha, prevenindo contra a paralisia infantil.
Brasil
Até essa segunda-feira, mais de 3,4 milhões de crianças ainda não haviam sido vacinadas em todo o País. A meta é imunizar mais de 12 milhões. Ao todo, 73,47% do público-alvo recebeu as gotas. O Ministério da Saúde alerta que a vacina é a única forma de prevenção.
Embora o Brasil não tenha casos da doença há 26 anos, a Organização Mundial da Saúde recomenda a imunização, já que nove países registraram casos nos últimos dois anos. A 36 Campanha Nacional contra a Poliomielite, que começou no dia 15, também teve por objetivo atualizar o calendário vacinal das crianças até 5 anos que não tomaram outra vacina da rede pública.