Segunda-feira, 08 de setembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Estudo liga vacina da gripe a menor número de casos de coronavírus

Compartilhe esta notícia:

Uma explicação está no fortalecimento da primeira linha de defesa do sistema imune gerada pela vacina da gripe. (Foto: Alex Rocha/PMPA)

Ao examinar dados de 27,2 mil pacientes que haviam feito testes de covid-19, um estudo de médicos da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, associou a vacina contra a gripe a menos positivações nos testes e a quadros clínicos menos graves.

Dos pacientes avaliados, 13 mil haviam se vacinado antes contra a gripe. Entre eles, foi 24% menor o total de resultados positivos para o novo coronavírus, 42% menor a necessidade de ser hospitalizado e 55% menor a de se receber ventilação mecânica.

O estudo foi publicado em fevereiro deste ano no American Journal of Infection Control.

As vacinas contra as duas doenças trazem imunizações diferentes, e o estudo, sendo retrospectivo observacional, não permite confirmar causa e consequência entre a imunização contra a influenza e a melhor resposta à covid-19. É possível, afirmam os autores, que os pacientes vacinados tenham mantido melhores hábitos de prevenção.

Outra explicação está no fortalecimento da primeira linha de defesa do sistema imune gerada pela vacina da gripe, evitando a sobrecarga do sistema respiratório.

“O sistema imune é uma barreira contra antígenos que tentam invadir o nosso corpo”, explica a pediatra Marilene Salette Momm, responsável técnica da Imunizar Vacinas, de Florianópolis. “Essa defesa se dá de duas formas: com a imunidade inata, a primeira linha de defesa do organismo, por meio de fagócitos e citocinas, e a imunidade adquirida, através dos leucócitos B e T na fabricação de anticorpos, como ocorre com a vacinação.”

Vacinação facilita diagnósticos 

A gripe e o coronavírus são doenças respiratórias com quadros clínicos semelhantes, portanto estar vacinado contra a gripe tende a facilitar o diagnóstico em caso de suspeita de covid-19. Isso se torna ainda mais importante porque a gripe tem seu pico no inverno.

Como a gripe também causa internações, outro benefício de vacinar-se é, ao cuidar da própria saúde, ajudar a desafogar hospitais. “A influenza é uma causa relevante de mortalidade, pois pode evoluir para pneumonia viral primária, pneumonia bacteriana secundária e síndrome respiratória aguda grave (SRAG)”, pontua Marilene Momm.

Mais estudos apontaram benefícios da vacinação da gripe contra a covid-19. Um deles, realizado pela Universidade do Missouri, também nos Estados Unidos, analisou registros de 905 pacientes com menos de 20 anos, verificando entre os vacinados menor probabilidade de ter os sintomas do coronavírus.

Outro, dirigido por Mihai Netea, do centro médico da Universidade Radboud, na Holanda, constatou entre profissionais de hospitais holandeses 39% menos casos de coronavírus entre os que haviam se vacinado contra a gripe.

Independente da proteção conferida pela vacina da influenza, ela de forma alguma afasta a importância de se vacinar contra a covid-19.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Pílula que bloqueia o vírus da covid-19 pode ser lançada ainda este ano pela Pfizer
É falso que a CoronaVac tenha se mostrado ineficaz e precise de uma 3ª dose
https://www.osul.com.br/estudo-liga-vacina-da-gripe-a-menor-numero-de-casos-de-coronavirus/ Estudo liga vacina da gripe a menor número de casos de coronavírus 2021-04-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar