Terça-feira, 02 de Junho de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
Fair

Rio Grande do Sul Força Federal chega a Bagé para ações de combate à Covid-19 no sistema prisional

Compartilhe esta notícia:

Assim que chegaram ao município, agentes federais começaram a trabalhar.

Foto: Ascom Seapen
Assim que chegaram ao município, agentes federais começaram a trabalhar. (Foto: Ascom Seapen)

A Força de Cooperação Penitenciária do Depen (Departamento Penitenciário Nacional), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, chegou a Bagé no final da tarde desta quinta-feira (2) e começou a agir imediatamente no Presídio Regional localizado no município.

Por iniciativa da Seapen (Secretaria da Administração Penitenciária do Rio Grande do Sul), em articulação com o Depen, os 31 agentes, que atuavam em presídios no Pará, terão três missões distintas: reforçar o perímetro externo da unidade, apoiar ações preventivas de controle à pandemia de coronavírus e capacitar agentes da polícia penal gaúcha em procedimentos de segurança, conforme a doutrina do departamento.

Bagé é uma das cidades mais atingidas pelo surto de Covid-19, embora até o momento, no que diz respeito ao sistema prisional, apenas um apenado teve contaminação confirmada. O preso idoso se encontra em isolamento, com prisão domiciliar decretada e usando tornozeleira eletrônica. Os cinco agentes que tiveram contato direto com ele estão afastados preventivamente.

A chegada da Força de Cooperação Penitenciária foi acompanhada pessoalmente pelo superintendente da Susepe, Cesar da Veiga, que seguiu com o comboio da capital para a região da Campanha. Os agentes não têm prazo para deixar o município de Bagé. A contribuição deles, nesse momento de dificuldades, foi celebrada pelo titular da Seapen. “Além da já conhecida qualificação técnica, é notável a determinação da Força Nacional em colaborar com o Estado, neste momento tão duro. A integração dos agentes federais com os policiais penais estaduais e o desassombro no enfrentamento dos riscos da pandemia é absolutamente notável. Esta articulação de Estado, Depen e comunidade de Bagé nos tornará ainda mais fortes”, afirmou Cesar Faccioli.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Pandemia do coronavírus também reflete na arrecadação municipal
Ministério diz que investigação mostra que primeira morte por coronavírus no Brasil ocorreu em janeiro
Deixe seu comentário
Pode te interessar