Terça-feira, 14 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
13°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Governo federal reconhece situação de emergência do Estado

Compartilhe esta notícia:

Vários municípios foram atingidos pelas chuvas, ventos e queda de granizo. (Foto: Jackson Ciceri/O Sul)

O governo federal reconheceu, nesta quinta-feira (15), situação de emergência do Estado. O governador José Ivo Sartori recebeu o ministro interino da Integração, Carlos Vieira, que está no Rio Grande do Sul para analisar a situação de vários municípios atingidos pelas chuvas, ventos e queda de granizo.

Na terça-feira (13), Sartori assinou decreto coletivo de situação de emergência que abrange 26 municípios, e que foi homologado pelo Ministério da Integração, e publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira.

 Governador José Ivo Sartori reuniu-se com o ministro da Integração Nacional interino, Carlos Vieira. (Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini)

Governador José Ivo Sartori reuniu-se com o ministro interino da Integração Nacional, Carlos Vieira. (Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini)

Novos temporais atingiram o Estado, no fim da tarde de quarta-feira (14), e a Defesa Civil segue prestando socorro e ajuda humanitária às famílias afetadas.

Técnicos do Ministério da Integração estão no Estado para auxiliar no levantamento de danos. O decreto é válido por seis meses e os municípios têm prazo de dez dias para apresentar relatórios de danos, que devem atingir os índices previstos pela legislação federal, para que o governo federal possa liberar recursos.

O governador frisou que este é um momento difícil que o Estado está enfrentando e que este primeiro momento é de “olhar para as pessoas, cuidar das famílias e pedir a solidariedade e ajuda de todos”.

Vieira prestou sua solidariedade ao Estado e reconheceu que neste momento de dificuldade é “preciso unir forças em todas as esferas de governo, federal e estadual, para mitigar essa situação”.

Ele também salientou que o Ministério da Integração está apoiando todas as ações adotadas pelo governo estadual e pelos municípios, e que o decreto de situação de emergência permite ao Ministério dar apoio de forma diferenciada  a esses municípios. Além disso, o ministro falou que o governo federal, via Ministério da Integração, possui um crédito extraordinário, que não está previsto no orçamento da União, que é a forma de dar uma resposta imediata para esses desastres naturais.

Mais kits de ajuda humanitária.

Já foram entregues cerca de 5 mil kits de ajuda humanitária às famílias atingidas. Mais 20 mil kits já foram solicitados ao Ministério da Integração e devem chegar ao Estado até este sábado (17).

Durante a tarde, o ministro e integrantes da Defesa Civil sobrevoarão algumas regiões para analisar a situação atual.

Situação de emergência em Canoas.

Canoas, um dos municípios mais prejudicados pelo temporal, decretou situação de emergência, no final da manhã desta quinta-feira. A estimativa é de que 10 mil residências tenham sido danificadas pelo temporal, acompanhado de forte queda de granizo que atingiu a cidade na noite de quarta-feira.

Foram registrados 81 milímetros de chuva, mais de 70% do volume esperado para todo o mês de outubro, que é de 114 milímetros.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Em um panfleto entregue aos deputados, o governo federal argumenta que votar a reforma da Previdência não tira votos
Morre terceiro bebê atirado de janela em Nova York em três meses
https://www.osul.com.br/governo-federal-reconhece-situacao-de-emergencia-do-estado/ Governo federal reconhece situação de emergência do Estado 2015-10-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar