Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Honda registrou 28 ocorrências de rompimento de airbags no Brasil

Compartilhe esta notícia:

Falha de fornecedora está relacionada a dezenas de mortes no exterior e causou o maior recall da história, conhecido como 'airbags mortais'. (Foto: Reprodução)

A Honda diz ter registrado 28 ocorrências de rompimento do insuflador de airbags da Takata no Brasil, em diferentes modelos de carros da marca. Em 11 casos, ocupantes ficaram feridos; não houve morte em decorrência da falha, ainda segundo a montadora. É a primeira vez que uma empresa divulga um número de ocorrências desse problema no Brasil.

Os airbags defeituosos da Takata, que fornece o equipamento a diversas marcas, estão ligados a 22 mortes nos Estados Unidos e na Malásia, e provocaram o maior recall da história. O caso ficou conhecido como o dos “airbags mortais”. Em nota, a montadora diz que “prestou toda a assistência necessária aos envolvidos”, mas não detalhou onde houve as 28 ocorrências no Brasil e nem as datas. A Takata revelou o defeito em 2013.

Insuflador

Desde então, somente no Brasil, mais de 2 milhões de carros, de 15 diferentes marcas, foram chamados para a troca da peça defeituosa desses airbags, chamada insuflador. Até abril último, mais de 1 milhão ainda não tinham atendido aos chamados, segundo levantamento do site G1.

O insuflador é uma espécie de caixa metálica que abriga o gás que faz a bolsa de ar inflar. O defeito nessa peça causa uma abertura forte demais quando o airbag é acionado. Além disso, a falha gera trincas no insuflador e, com a explosão do airbag, ele se estilhaça, atirando pedaços de metal contra os ocupantes, causando ferimentos que podem ser fatais e já foram comparados a facadas.

Ações inéditas

A Honda afirmou ainda que vem “liderando uma série de iniciativas pioneiras para elevar o índice de atendimento da campanha” de recall, enumerando as ações. A montadora informa que realizou ações além das obrigatórias por lei, como veiculação nacional de vídeo em TV aberta para alerta aos clientes, parcerias com os Detrans de São Paulo e Paraná e com seguradoras, para alcançar os donos atuais dos veículos, entre outras iniciativas.

“Apesar dos esforços para ampliar a comunicação com os proprietários dos 870 mil automóveis convocados, a Honda Automóveis do Brasil tem o registro de 28 ocorrências de deflagração do airbag com rompimento do insuflador, em diferentes modelos da marca. Em 11 desses casos, confirmaram-se lesões não fatais aos ocupantes dos veículos, sendo que as demais ocorrências sem registro de qualquer tipo de lesão. A Honda prestou toda a assistência necessária aos envolvidos”, disse a empresa, em nota.

Toyota

A Toyota está convocando para recall no Brasil 5.547 unidades do híbrido Prius produzidas entre 2015 e maio de 2018. Este chamado é global e se dá pela possibilidade de incêndio no compartimento do motor.

De acordo com a fabricante, o problema está no chicote elétrico conectado à unidade de controle de potência do sistema híbrido. O atrito entre ele e sua própria proteção causará o desgaste do isolamento do chicote.

As unidades envolvidas foram produzidas entre 13/10/2015 e 15/05/2018 e têm os sete últimos números do chassi entre 3000137 e 3602652. Para saber se seu veículo está envolvido ligue na Central de Relacionamento da Toyota: 0800-703-0206.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O Banco Central indicou aos procuradores da Operação Lava-Jato que está disposto a compartilhar com eles informações sigilosas de bancos brasileiros sob suspeita
Para tentar barrar a denúncia a sua pessoa, Temer acusará o procurador-geral da República de querer condená-lo sem provas
https://www.osul.com.br/honda-registrou-28-ocorrencias-de-rompimento-de-airbags-no-brasil/ Honda registrou 28 ocorrências de rompimento de airbags no Brasil 2018-09-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar