Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
12°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Oposição pressionará o presidente da Câmara dos Deputados pelo impeachment

Compartilhe esta notícia:

Cabe a Eduardo Cunha a decisão de dar prosseguimento a um pedido de impeachment da presidenta Dilma. (Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados)

Em meio à turbulência política causada pela denúncia do MPF (Ministério Público Federal) contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), os quatro principais partidos de oposição o pressionarão a permitir que o plenário da Casa dê prosseguimento a um pedido de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff.

Em reunião marcada para amanhã, PSDB, DEM, PPS e o SD aproveitarão a piora na relação do Palácio do Planalto com o peemedebista, que acusa o governo federal de ter agido para retaliar sua atuação, para unificar o discurso e passar a mensagem de que apoiam o afastamento da petista.

Estratégia
A estratégia é de que ele, a quem cabe monocraticamente a decisão, rejeitaria dar prosseguimento a um pedido de impeachment. Com a iniciativa, seria possível recorrer da decisão ao plenário da Casa Legislativa, que precisaria do voto de pelo menos 257 dos 513 deputados federais para reverter o despacho e dar seguimento ao caso.

O objetivo é livrar o peemedebista de assumir sozinho o desgaste político com o governo e dar um caráter coletivo à ação. Se o plenário decidir dar sequência ao pedido, é montada uma comissão especial para analisar o tema. Dilma só é afastada caso o processo de impeachment seja formalmente aberto pelo plenário da Câmara, que precisa do voto de pelo menos dois terços da Casa (342 de 513 deputados). (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Investigadores dos Estados Unidos recolheram no Brasil provas dos desvios na Petrobras para anexar ao processo que corre na Suprema Corte de Nova York
Aliados foram alocados em posições estratégicas nas quais podem trabalhar em favor do presidente da Câmara dos Deputados
https://www.osul.com.br/oposicao-pressionara-o-presidente-da-camara-dos-deputados-pelo-impeachment/ Oposição pressionará o presidente da Câmara dos Deputados pelo impeachment 2015-08-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar