Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Os Estados Unidos negociam as isenções de tarifas sobre o aço com o Brasil, a União Europeia e a Argentina

Compartilhe esta notícia:

Michel Temer informou que os Estados Unidos começarão a negociar com o Brasil uma nova tarifa para importação de aço e alumínio. (Foto: Beto Barata/PR)

O responsável pelo Comércio Exterior dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, afirmou nessa quarta-feira que seu país está negociando com o Brasil, a União Europeia, a Argentina e a Austrália uma possível concessão de isenções às tarifas sobre as importações de aço e alumínio, que entrarão em vigor daqui dois dias. A informação é da agência EFE.

“Estamos em processo de conversas agora com a Austrália, Argentina e UE, mas um grande número de países perguntou sobre isso. Outro país com o qual conversaremos em breve sobre isso é o Brasil”, disse Lighthizer, durante uma audiência na Câmara de Representantes.

O presidente americano, Donald Trump, assinou no início de março a imposição das tarifas sobre as importações de aço e alumínio dos EUA. Por enquanto, México e Canadá estão isentos por serem parceiros do país no Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta), que está sendo renegociado.

Apesar de o próprio Trump já ter sugerido que a Austrália recebesse isenção, as declarações de Lighthizer são as primeiras de um membro do governo que confirmam negociações para ampliar a lista de isenções. Dessa forma, segundo o responsável pelo Comércio Exterior dos EUA, Argentina, Austrália, UE e Brasil podem receber o benefício. “Nossa esperança é resolver isso até abril”, disse Lighthizer.

Por outro lado, ele afirmou que o caso da Coreia do Sul é um “problema particular” na questão do aço. No entanto, não quis esclarecer se o país receberá isenção.

Mais cedo, o presidente Michel Temer informou que os Estados Unidos começarão a negociar com o Brasil uma nova tarifa para importação de aço e alumínio. Ao falar sobre a medida, informada em nota do governo norte-americano, Temer ressaltou que a nova tarifa não será aplicada enquanto as negociações estiverem em curso.

“Estou vendo agora uma declaração feita pela Casa Branca [sede do governo norte-americano] que o Brasil é um dos países com quem começarão as negociações visando a eventual exceção às tarifas sobre importação de aço e alumínio. As novas tarifas, diz a mensagem da Casa Branca, não se aplicarão enquanto estivermos conversando sobre o tema. Uma boa notícia”, disse o presidente, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), conhecido como Conselhão.

Na terça-feira, Temer conversou com um representante da indústria brasileira produtora de aço. Na conversa, o presidente foi munido de argumentos para convencer o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a excluir o Brasil da nova tarifa.

A previsão era que as tarifas fossem aplicadas a partir desta sexta-feira duas semanas depois da promulgação por parte de Trump. Com o anúncio do governo americano, segundo informado por Temer, a aplicação da tarifa fica suspensa.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Ondas de novos visitantes fazem turismo em Cuba bater recordes
“Não sou uma pessoa dura, sou honesta”, afirma Dilma
https://www.osul.com.br/os-eua-negociam-as-isencoes-de-tarifas-sobre-o-aco-com-o-brasil-a-uniao-europeia-e-a-argentina/ Os Estados Unidos negociam as isenções de tarifas sobre o aço com o Brasil, a União Europeia e a Argentina 2018-03-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar