Segunda-feira, 08 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 7 de setembro de 2025
Após sete anos longe dos palcos, o Radiohead está oficialmente de volta. A banda britânica anunciou uma série de apresentações ao vivo marcadas para os meses de novembro e dezembro de 2025, com residências em cidades europeias. Esta será a primeira vez que o grupo se reúne em turnê desde 2018, quando encerraram as apresentações do álbum A Moon Shaped Pool.
A jornada terá início em Madri e culminará em Londres, onde Thom Yorke e companhia farão uma residência de quatro noites no The O2, em Greenwich, nos dias 21, 22, 24 e 25 de novembro. Trata-se de um retorno histórico para uma banda que sempre tratou suas apresentações como experiências imersivas, entre luzes, atmosferas e repertórios que desafiam expectativas.
Sobre o setlist, o baixista Colin Greenwood revelou em entrevista ao podcast de Adam Buxton que a banda deve adotar uma abordagem surpreendente:
“Ah, acho que vai ser um set mixado. Acho que reduzimos para umas 70 músicas. Eu e meu irmão (Jonny Greenwood) não estamos no comitê do setlist, não podemos participar, porque somos muito indecisos. Então, tocamos qualquer coisa, em qualquer ordem, a qualquer hora. Adotamos uma postura meio de artista de rua em relação ao repertório do Radiohead.”
Greenwood ainda adiantou que essa poderá ser a primeira turnê sem canções inéditas em fase de teste:
“Acho que será a primeira vez que faremos shows sem material novo para tocar como trabalho em andamento. Mas nunca se sabe, algumas coisas podem surgir ou não, ou sei lá o quê.”
Em comunicado divulgado nesta semana, o baterista Philip Selway explicou que os integrantes voltaram a tocar juntos em 2024, de forma informal, e que o reencontro despertou o desejo de realizar novos shows. Segundo ele, apesar de não haver planos para uma turnê extensa, os fãs poderão conferir a banda novamente em ação nos próximos meses.
“Ano passado, nos reunimos para ensaiar, só por diversão. Depois de uma pausa de sete anos, foi muito bom tocar as músicas novamente e nos reconectar com uma identidade musical que se arraigou profundamente em nós cinco. Também nos deu vontade de fazer alguns shows juntos, então esperamos que vocês possam comparecer a um dos próximos shows”, disse o baterista Philip Selway em comunicado.
“Por enquanto, serão só estes, mas quem sabe onde isto vai dar”, afirmou Selway, deixando em aberto a possibilidade de futuras datas.
Os shows marcarão o fim de um longo hiato iniciado após a última turnê mundial, que incluiu duas apresentações no Brasil, nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, em 2018. Desde então, os membros do Radiohead se dedicaram a projetos paralelos.
Veja abaixo a agenda de shows do Radiohead na Europa:
– 4, 5, 7 e 8 de novembro – Movistar Arena, Madri, Espanha;
– 14, 15, 17 e 18 de novembro – Unipol Arena, Bolonha, Itália;
– 21, 22, 24 e 25 de novembro – The O2, Londres, Reino Unido;
– 1, 2, 4 e 5 de dezembro – Royal Arena, Copenhague, Dinamarca;
– 8, 9, 11 e 12 de dezembro – Uber Arena, Berlim, Alemanha.