Segunda-feira, 25 de Maio de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
13°
Fair

| Regina Duarte assume a Secretaria de Cultura com desafio de pacificar o setor

Compartilhe esta notícia:

Pasta ligada ao Turismo lida com preservação de patrimônio e fomento à cultura, entre outros temas. Na foto, Regina e Bolsonaro

Foto: Marcos Corrêa/PR
Pasta ligada ao Turismo lida com preservação de patrimônio e fomento à cultura, entre outros temas. Na foto, Regina e Bolsonaro. (Foto: Marcos Corrêa/PR)

Após um mês e meio de reuniões e acertos – tratados pelo presidente Jair Bolsonaro como “namoro”, “noivado” e “casamento” –, a atriz Regina Duarte toma posse nesta quarta-feira (04) como secretária de Cultura do governo. Será a quarta ocupante do cargo em 14 meses.

A cerimônia está marcada para as 11h no Palácio do Planalto. No cargo, Regina terá o desafio de encerrar a rotatividade da pasta e buscar pacificação ou, ao menos, uma convivência mais harmoniosa entre o governo e a classe artística.

Apoiadora de Bolsonaro desde a eleição, a atriz foi convidada para o cargo em 17 de janeiro e anunciou o “sim” duas semanas depois. No fim de fevereiro, Regina Duarte e a TV Globo anunciaram a rescisão em comum acordo do contrato de mais de 50 anos.

Durante o “noivado”, entre o convite e o aceite, a atriz viajou a Brasília para conhecer a estrutura da secretaria. Chegou a se reunir com a secretária interina, reverenda Jane Silva, que acabou exonerada semanas depois – o governo diz que Regina Duarte não interferiu.

Aos 73 anos, considerada um ícone das telenovelas no País, ela comandará uma estrutura vinculada ao Ministério do Turismo que ultrapassa as barreiras da dramaturgia.

Cabe à pasta lidar com temas como economia criativa, direitos autorais, preservação do patrimônio histórico e democratização do acesso a teatros e museus, por exemplo. Regina Duarte nunca deu entrevistas sobre o novo cargo, nem disse em redes sociais quais serão as prioridades à frente da secretaria.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Sicredi está presente na Expodireto Cotrijal e vai disponibilizar R$ 220 milhões em recursos para financiamento
O jornalista Flávio Ricco passa a integrar a equipe de colunistas do Jornal O Sul
Deixe seu comentário
Pode te interessar