Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Saiba o que favorece o aparecimento de herpes no verão

Compartilhe esta notícia:

Raios solares ativam o vírus, que atinge 94% da população. (Foto: Reprodução)

Quem costuma sofrer com a herpes ao longo do ano deve redobrar os cuidados com a pele no verão. Seu aparecimento é estimulado pelo excesso de Sol, o que deixa a pele fragilizada e sobrecarrega todo o sistema imunológico. Os raios ultravioleta são mais intensos neste período, e ativam o vírus, que atinge 94% da população, conforme dados da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).

Entretanto, mesmo não tendo cura, a doença pode ser tratada quando aparecem os primeiros sintomas. Isto evita o aparecimento da ferida, que é muito dolorida. A maioria das pessoas tem o VHS (Herpes Vírus Simplex), o herpes labial, adquirido ainda na infância, mas que nem sempre se manifesta, como ressalta o dermatologista Glaysson Tassara. Ele explica que o vírus persiste no organismo, sendo capaz de apresentar manifestações periódicas.

Filtro solar.

Para evitá-las, a medida mais importante é adotar cuidados simples que ajudam a manter a herpes adormecida. Além do uso constante do filtro solar, o tempo de exposição ao Sol deve ser limitado em até três horas de cada vez, conforme indica o dermatologista Murilo Drummond. Ele ainda aconselha o uso de protetores solares labiais na praia. “Se a pessoa sentir que uma crise está perto, ela deve procurar o médico imediatamente. Alguns medicamentos, se tomados logo no início, têm a capacidade de diminuir ou até evitar o episódio. E, se a pele estiver ferida, evite ao máximo se expor ao Sol. Além de abrir caminho para possíveis infecções, o local também pode acabar ficando manchado”, alerta Drummond.

Atenção com a dieta.

Mesmo sem comprovação científica, retirar alguns alimentos do cardápio pode ajudar a evitar as crises de herpes. Chocolate, milho, coco, massas, amendoim, nozes e aveia estimulam a atividade do vírus em pessoas mais sensíveis, enquanto queijos, ovos, peixes e iogurtes têm o efeito contrário.

A doença.

O herpes labial se divide em quatro estágios, começando com uma coceira e ardência. O inchaço aparece formando bolhas frequentemente dolorosas.

Quando essas bolhas se rompem e se juntam ocasionando uma ferida com secreção é que o vírus pode ser transmitido a outras pessoas com maior facilidade. “A ferida seca e sara. Formam-se crostas e ocorre a cicatrização. O vírus pode infectar outras partes do corpo se tocada logo após o contato com a ferida labial”, enfatiza a dermatologista Ana Clara de Oliveira.

A ferida do herpes costuma desaparecer até em 14 dias. Durante este período é importante lavar o local com soro fisiológico, passar a pomada recomendada pelos médicos e sempre lavar as mãos para evitar a contaminação em outras regiões do corpo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Abortos clandestinos custam até 15 mil reais
Confira conselhos para casais que querem se reaproximar
https://www.osul.com.br/saiba-o-que-favorece-o-aparecimento-de-herpes-no-verao/ Saiba o que favorece o aparecimento de herpes no verão 2016-02-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar