Terça-feira, 17 de junho de 2025
Por Redação O Sul | 30 de novembro de 2016
O ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou que a ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello, condenada a 14 anos e cinco meses de prisão no julgamento do mensalão, vá para o regime aberto. O STF a condenou pelos crimes de lavagem de dinheiro e gestão fraudulenta de instituição financeira.
O MPF (Ministério Público Federal) entendeu que Kátia cumpriu o tempo necessário para progressão do regime, em outubro, e tem bom comportamento. Além disso, ressalta que a defesa tem comprovado, mensalmente, o pagamento regular das parcelas da multa imposta a ex-banqueira.
São 12 parcelas da multa. A última paga, a nona, foi de R$ 202.903,74. A ex-banqueira deve prosseguir com o pagamento das multa para continuar no regime aberto. A Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais, Estado onde ela mora e está presa, informou que não há registro de cometimento de falta disciplinar por Kátia.
Barroso também autorizou a transferência de Ramon Hollerbach, condenado a 27 anos, quatro meses e 20 dias de prisão pelos crimes de peculato, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Atualmente preso em Brasília, ele será levado para Nova Lima (MG), já que sua família mora em Belo Horizonte. (AG)