Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Tesla afunda em problemas e levanta dúvidas sobre reinado no setor de carros elétricos

Compartilhe esta notícia:

As vendas de carros da empresa não estão mais crescendo em ritmo acelerado. (Foto: Reprodução)

Elon Musk parecia estar em um estado de espírito desafiador na quarta-feira, quando se apresentou aos funcionários da fábrica da Tesla perto de Berlim, uma semana depois que um incendiário ateou fogo em um poste de alta tensão e paralisou a produção.

“Eles não podem nos deter”, disse Musk, o presidente executivo da empresa, aos trabalhadores em uma tenda gigante ao lado da fábrica.

No entanto, há muitos sinais de que a Tesla pode não ser tão imparável quanto parecia. As vendas de carros da empresa não estão mais crescendo em ritmo acelerado. As montadoras chinesas e marcas estabelecidas, como BMW e Volkswagen, estão inundando o mercado com carros elétricos. E a Tesla tem sido lenta em responder com novos modelos.

Os muitos empreendimentos externos de Musk e sua propensão a fazer declarações políticas polarizadoras e atacar pessoas das quais discorda levantaram dúvidas sobre o quanto ele continua concentrado na administração da Tesla. Wall Street está cada vez mais preocupada com a empresa: o preço das ações da Tesla perdeu um terço de seu valor este ano, mesmo quando os principais índices de ações atingiram recordes de alta.

“Uma aposta na Tesla sempre foi uma aposta em Musk”, disse Eric Talley, professor da Columbia Law School, que se concentra em direito corporativo, governança e finanças.

Em uma entrevista com o ex-âncora de televisão Don Lemon, que foi transmitida online na segunda-feira, Musk ignorou a queda no preço das ações da empresa como parte do ciclo.

“As ações sobem e descem, mas o que realmente importa é que estamos fabricando e entregando ótimos produtos”, disse Musk.

A parada de produção de uma semana na fábrica da Tesla em Grünheide, a segunda neste ano, foi apenas um contratempo temporário. Mas a queda no preço das ações indica que os investidores estão reavaliando as perspectivas de longo prazo da Tesla e não têm mais certeza de que a empresa (que ainda vale mais do que qualquer outra montadora) um dia dominará o setor.

Musk pode receber grande parte do crédito por ter incentivado outras montadoras a se concentrarem nos carros elétricos, provando que eles podem ser práticos, lucrativos e divertidos. O veículo utilitário esportivo Modelo Y, da Tesla, foi o carro mais vendido de qualquer tipo no mundo no ano passado.

Mas a Tesla não adicionou um veículo para o mercado de massa à sua linha desde que o Modelo Y foi colocado à venda em 2020. Montadoras chinesas como BYD, SAIC e Geely Auto estão lançando dezenas de novos modelos.

Analistas disseram que a Cybertruck, da Tesla, uma picape futurista que foi colocada à venda em números limitados no ano passado, provavelmente atrairia um grupo relativamente restrito de compradores devido ao seu alto preço e design não convencional. E, embora a Tesla esteja trabalhando em um carro elétrico que custaria cerca de US$ 25 mil, não se espera que ele seja colocado à venda em grande número até 2026.

“Estou um pouco surpreso que, a essa altura, ainda não tenha surgido a próxima novidade”, disse Michael Lenox, professor de administração de empresas da Universidade da Virgínia, que estuda setores que estão passando por mudanças tecnológicas.

A Tesla tem ajustado repetidamente os preços em resposta à demanda, reduzindo-os para aumentar as vendas e, às vezes, aumentando-os novamente. Embora os cortes tenham ajudado a tornar os carros elétricos mais acessíveis, os analistas dizem que a estratégia corroeu os lucros da empresa sem fazer muito para aumentar a receita. Os cortes também reduziram drasticamente o valor de revenda dos carros da Tesla, pois ninguém paga mais por um carro usado do que por um novo.

A estratégia treina os possíveis compradores a “esperar por um negócio”, disse Gary Black, sócio-gerente do Future Fund, no X. Black, que tem mais de 400 mil seguidores no X, do qual Musk é proprietário, há muito tempo é um otimista da Tesla, mas o fundo recentemente vendeu algumas de suas ações da empresa. As informações são do jornal The New York Times.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Brasil será o primeiro país da América Latina a receber a visita do presidente da França
Estados Unidos: dificuldades financeiras de Donald Trump põem todo o país em risco
https://www.osul.com.br/tesla-afunda-em-problemas-e-levanta-duvidas-sobre-reinado-no-setor-de-carros-eletricos/ Tesla afunda em problemas e levanta dúvidas sobre reinado no setor de carros elétricos 2024-03-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar