Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Transmissão do zika vírus através de beijo não está comprovada, diz infectologista

Compartilhe esta notícia:

Na sexta-feira, a Fiocruz levantou, com sua descoberta, a possibilidade de transmissão via oral do vírus, mas ressaltou que ainda são necessárias mais pesquisas para saber se há de fato possibilidade de infecção. (Foto: Reprodução)

As recentes descobertas da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) sobre a presença do zika vírus em estado ativo em saliva e urina deixa ainda grandes dúvidas, mas atestam a importância da prevenção, disse o infectologista Edmilson Migowski, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Na sexta-feira, a Fiocruz levantou, com sua descoberta, a possibilidade de transmissão via oral do vírus, mas ressaltou que ainda são necessárias mais pesquisas para saber se há de fato possibilidade de infecção.

Certeza e dúvida enormes
De acordo com Migowski, a Fiocruz deu uma certeza e uma dúvida enorme: a certeza é que o vírus está presente na saliva e na urina. Mas daí a afirmar que este vírus pode transmitir a doença é complicado. E essa é a enorme dúvida que fica. Isso porque, conforme o infectologista, a transmissão de um vírus não é uma coisa matemática, depende de vários fatores. Por exemplo, o tubo digestivo tem um Ph muito diferente, muito mais ácido, e é repleto de enzimas que podem destruir o vírus.

O vírus só infecta se entrar na célula. E ele não entra em qualquer célula, só naquelas que têm receptores para ele. O vírus da caxumba, por exemplo, infecta as glândulas. O da hepatite B, o fígado. O fato de ter um vírus na saliva não quer dizer, necessariamente, que ele vai aderir a uma célula da mucosa da boca, como acontece com o vírus do herpes. (BBC Brasil)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Presidente dos EUA tenta tranquilizar norte-americanos perante propagação do zika vírus
Preso em Porto Alegre um homem condenado a mais de 90 anos de prisão por abusar sexualmente de cinco meninas
https://www.osul.com.br/transmissao-do-zika-virus-atraves-de-beijo-nao-esta-comprovada-diz-infectologista/ Transmissão do zika vírus através de beijo não está comprovada, diz infectologista 2016-02-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar