Quarta-feira, 10 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 7 de fevereiro de 2020
Uma operação conjunta entre órgãos municipais e estaduais voltou a percorrer diversos pontos de Porto Alegre nessa sexta-feira, a fim de verificar problemas urbanos e combater crimes como roubo a pedestres, tráfico de drogas e furto de fios e cabos. Participaram agentes da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) e Secretarias do Meio Ambiente, Segurança e Desenvolvimento Econômico.
Ao longo da manhã, houve fiscalização e limpeza de áreas no Viaduto da Conceição, Estação Rodoviária e avenida Farrapos (bairros Centro Histórico, Floresta e São Geraldo. No foco da ofensiva, a prevenção a crimes e pequenos delitos. Pelo menos 20 indivíduos em situação suspeita foram abordados.
Também foram vistoriados contêineres de reciclagem, retirados lixos acumulados em ruas e avenidas. “O nosso objetivo é devolver a sensação de segurança para as pessoas que transitam em Porto Alegre”, destacou o titular da SmSeg (Secretaria Municipal da Segurança), Rafael Oliveira.
Durante a tarde, outras duas operações em parceria de órgãos públicos combateram o furto de materiais como fios e cabos. Foram fiscalizados quatros estabelecimentos comerciais localizados na rua Voluntários da Pátria. Saldo: duas autuações por falta do alvará de funcionamento.
“Inferninho”
Já a outra iniciativa, denominada “Operação Inferninho”, notificou um bar na rua da Conceição pelo mesmo motivo. “Além de combater o comércio ilegal, que compromete a economia formal, a operação é fundamental para localizar e coibir atividades que alimentam a criminalidade no município, tais como o roubo, a receptação e a comercialização de cabos e fios”, frisou o diretor de Fiscalização da SMDE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), Denis Carvalho.
(Marcello Campos)