Terça-feira, 12 de agosto de 2025
Por Redação O Sul | 20 de abril de 2023
Brasileiros que desejam visitar os Estados Unidos pela primeira vez precisam obter o visto americano, a autorização para entrar no país. O processo é longo, envolve o pagamento de taxas e tem etapas virtuais e presenciais.
Para facilitar a viagem de quem deseja conhecer cidades como Nova York, Los
Angeles e Orlando, um dos destinos mais procurados pelos brasileiros, confira um passo a passo sobre a retirada do visto americano:
Formulário DS-160
A primeira etapa do processo é o preenchimento do formulário DS-160, disponível no site do Departamento de Estado dos EUA. Antes de acessar o questionário, é preciso escolher a cidade onde o visto será solicitado. No Brasil, são cinco opções: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Recife.
Após escolher a cidade e avançar no processo, o site dá ao requerente um número de identificação – o “Application ID” – e uma pergunta de segurança. Ambos devem ser anotados em locais seguros, já que são exigidos para acessar o DS-160 posteriormente.
As perguntas do formulário são feitas em inglês. Para ajudar o entendimento de quem não entende a língua estrangeira, o próprio site traz uma ferramenta de tradução – a “Tooltip Language”. Basta clicar no ícone “i”, ao lado do questionamento, para acessar a informação traduzida.
A embaixada dos EUA ressalta a necessidade de que as informações preenchidas no formulário DS-160 sejam verdadeiras e corretas. Caso contrário, o processo para obter o visto poderá retornar ao princípio.
O solicitante do visto deve imprimir a página de confirmação de envio do formulário DS-160 com o código de barras que será gerado ao final do preenchimento.
Taxas e agendamento
Existem vários tipos de visto para a entrada nos Estados Unidos. A taxa de
solicitação para o B1/B2, para turismo e negócios, o mais comum entre os
solicitantes brasileiros, é atualmente de US$ 160 (cerca de R$ 795). No entanto, os valores para todas as categorias serão reajustados a partir de 30 de maio.
Veja como ficam os valores após a mudança:
Agendamento
Após a confirmação do pagamento da taxa, o requerente entra na fase do
agendamento da entrevista para o visto americano, que pode ser feita pelo site ou pelo call center. Esta é a fase mais longa de todo o processo. As filas atualmente chegam a superar um ano na maioria das cidades – o tempo de espera varia entre elas.
Quem solicita o visto pela primeira vez e tem entre 14 e 79 anos deve realizar dois agendamentos: o primeiro no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) e o segundo na embaixada ou consulado americano.
No site do CASV, o requerente precisa criar ou acessar uma conta já cadastrada. Na sequência, é preciso selecionar a categoria do visto que será solicitado e escolher onde e quando o visto e o passaporte serão entregues após a entrevista final.
A página de confirmação do agendamento também deve ser impressa pelo usuário.
Ida ao CASV
A ida ao CASV é somente para recolhimento de digitais e para tirar uma foto. É
preciso levar o passaporte atual e os anteriores (caso houver), a confirmação do agendamento, a página de confirmação do formulário DS-160 e o comprovante de pagamento da taxa.
Recomenda-se também levar uma foto 5×5 colorida, tirada nos últimos 6 meses e com fundo branco. Caso o agendamento seja em Porto Alegre e Recife, é obrigatório que o solicitante leve a foto.
Solicitantes menores de 14 anos ou com mais de 80 anos não precisam ir ao CASV para o recolhimento dos dados biométricos. Os próprios requerentes ou seus representantes podem entregar a fotografia exigida e a página de confirmação o formulário DS-160 nos centros de atendimento.
Entrevista
A entrevista é a etapa mais temida pelos brasileiros, mas não há motivo para a
apreensão. Trata-se apenas de uma conversa em que o oficial do consulado
americano tentará checar a veracidade das informações fornecidas pelo solicitante no formulário DS-160.
O solicitante do visto deverá estar preparado para expor o motivo pelo qual
pretende visitar os EUA e o tempo que pretende permanecer no país. Na maior
parte dos casos, comprovar vínculos com o Brasil também ajuda os candidatos na obtenção da autorização.
Os documentos exigidos do requerente nesta etapa variam conforme o visto
solicitado. Para turistas, são necessários os seguintes: