Sábado, 30 de agosto de 2025
Por Redação O Sul | 29 de agosto de 2025
Bruce Willis está perdendo sua capacidade de se comunicar. A informação foi dada pela esposa do ator, Emma Heming Willis, em entrevista à emissora americana ABC. O ator convive há dois anos com um diagnóstico de demência frontotemporal ou afasia.
“Bruce ainda tem muita mobilidade. Está com uma saúde ótima no geral, sabe?”, disse Emma. “É só o cérebro dele que está falhando. A linguagem está indo embora. Aprendemos a nos adaptar e temos uma maneira de nos comunicar com ele, que é simplesmente diferente.”
O astro de filmes como “Duro de matar” e “O sexto sentido” se aposentou em 2022 devido ao diagnóstico. “Para alguém que era muito falante e muito envolvido, ele era apenas um pouco mais quieto e, quando a família se reunia, ele simplesmente derretia um pouco”, afirmou a esposa dele à ABC sobre os primeiros sintomas do marido. “Ele se sentia um pouco distante, um pouco frio, diferente do Bruce, que era muito caloroso e carinhoso. Fazer o oposto disso era alarmante e assustador”, continuou.
Perguntada se o marido ainda consegue reconhecê-la, Emma disse que a conexão ainda existe.
“Eu sinto que sim, né? Tipo, ele, eu sei que sim. Sabe, quando [nós da família] estamos com ele… ele se ilumina, né? Ele está segurando nossas mãos. Nós o beijamos. Nós o abraçamos. Ele retribui. Sabe, ele está curtindo”.
Para a esposa de Bruce, ainda há uma comunicação acontecendo entre o ator e sua família, “só é de um jeito diferente”.
“Ainda temos momentos. É a risada, ele tem uma risada do coração, e às vezes você vê o brilho no olhar dele. E eu sou transportada. E é difícil ver, porque do mesmo jeito rápido que esses momentos vêm, eles vão embora. Mas eu sou grata, que meu marido ainda está muito aqui”.
Entenda o diagnóstico de Bruce Willis
A afasia é uma condição médica que pode afetar a capacidade de uma pessoa de falar, escrever e entender a linguagem, tanto verbal quanto escrita. No entanto, cada um desses aspectos da linguagem está localizado em uma parte diferente, por isso existe mais de um tipo de afasia.
Segundo o Guia de doenças e sintomas, do Hospital Albert Einstein, a diferenciação dos tipos de afasias, dentre outros sinais e sintomas neurológicos, são parte importante da avaliação neurológica, auxiliando na investigação das causas e na localização das diferentes lesões neurológicas que levam ao quadro.