Segunda-feira, 28 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Caminhar cerca de seis quilômetros uma ou duas vezes por semana reduz o risco de mortalidade

Compartilhe esta notícia:

O cidadão americano médio caminha de 2,4 a 3,2 km por dia (entre 3.000 e 4.000 passos). (Foto: Reprodução)

Caminhar cerca de seis quilômetros uma ou duas vezes por semana reduz significativamente o risco de mortalidade, de acordo com um estudo divulgado nesta semana, nos Estados Unidos.

Embora o exercício físico frequente seja conhecido por reduzir o risco de morte precoce, uma pesquisa publicada na revista JAMA Network Open analisou os benefícios para a saúde de uma caminhada apenas alguns dias por semana.

O estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de Kyoto e da Universidade da Califórnia, analisou os dados de 3.100 adultos americanos. A pesquisa descobriu que aqueles que caminhavam 8.000 passos (ou 6,4 km) mais de um ou dois dias por semana tinham 14,9% menos probabilidade de morrer em um período de 10 anos do que aqueles que nunca atingiram essa meta.

Para os que caminhavam ao menos este período ou mais de três a sete dias por semana, o risco de mortalidade era ainda menor: 16,5%.

Mas os benefícios para a saúde de caminhar 8.000 passos ou mais de um ou dois dias por semana pareciam maiores para aqueles com 65 anos ou mais. ”Estas descobertas sugerem que as pessoas podem ter benefícios substanciais para a saúde ao caminhar apenas alguns dias na semana”, dizem os pesquisadores.

O estudo contabilizou os passos diários dos 3.100 participantes entre 2005 e 2006, e seus dados de mortalidade foram examinados 10 anos depois. Entre eles, 632 registraram 8.000 passos ou mais em nenhum dia da semana; 532, 8.000 passos ou mais um ou dois dias por semana, e 1.937, 8.000 passos ou mais, três a sete dias por semana.

O cidadão americano médio caminha de 2,4 a 3,2 km por dia (entre 3.000 e 4.000 passos), de acordo com a Mayo Clinic, que afirma que caminhar como uma atividade regular pode reduzir o risco de doenças cardíacas, obesidade, diabetes, pressão alta e depressão.

A caminhada substitui outras atividades físicas?

Para que seja possível responder essa pergunta, antes de tudo, é necessário que você pense sobre qual é o seu objetivo ao iniciar a prática de caminhada. Você quer emagrecer, manter a saúde ou melhorar o seu condicionamento físico?

Se a ideia é caminhar para perder peso, saiba que ela pode ser uma grande aliada para o emagrecimento. Mas é importante ressaltar que esse emagrecimento só se torna viável se a pessoa combinar a atividade física como uma alimentação balanceada.

Além disso, a caminhada deve ser praticada regularmente, de preferência todos os dias, e sempre em ritmo acelerado. Caminhar devagar e em trajetos curtos, que já fazem parte da sua rotina, dificilmente trará os resultados como perda de peso.

Para aqueles que não têm tempo de praticar um esporte ou ir à academia todos os dias, a caminhada também é uma ótima opção para cuidar da saúde e manter o condicionamento físico, uma vez que contribui para que o seu corpo continue em movimento, elimina calorias e favorece o bom funcionamento do seu organismo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Falha no WhatsApp irrita usuários; saiba mais
Família real: Saiba o que acontece se o príncipe Harry não for à coroação do pai, rei Charles III
https://www.osul.com.br/caminhar-cerca-de-seis-quilometros-uma-ou-duas-vezes-por-semana-reduz-o-risco-de-mortalidade/ Caminhar cerca de seis quilômetros uma ou duas vezes por semana reduz o risco de mortalidade 2023-03-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar