Sábado, 10 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 21 de fevereiro de 2021
O pistache é uma oleaginosa que pertence à mesma família de outros frutos, como as amêndoas, castanhas e nozes. Ele é originária do sudoeste asiático e seu nome refere-se não somente ao fruto, mas também compreende a árvore, que pode atingir entre 5 e 7 metros de altura.
A coloração verde e roxa característica do pistache é resultado da presença de luteína e antocianina na composição do alimento.
Veja a seguir os benefícios do pistache:
É rico em fibras
O pistache também é um alimento muito saudável para o intestino devido sua alta concentração de fibras. Uma porção de aproximadamente 30 gramas fornece 3 gramas de fibra dietética, ou aproximadamente 12% da recomendação diária.
Age na saúde dos olhos
A presença da luteína é importante para a saúde da visão e da pele. A retina possui altas concentrações de luteína e zeaxantina, carotenoides envolvidos na fotoproteção dos olhos. E a luteína pode prevenir os danos dos raios ultravioleta na pele.
Fonte de nutrientes
O pistache possui um perfil de ácidos graxos benéficos para a saúde cardiovascular, assim como proteína, fibras, potássio, magnésio, vitamina K e inúmeros fitoquímicos. Entre as castanhas, o pistache contém maior teor de potássio, y-tocoferol, fitosteróis e carotenóides.
Controle de peso e saciedade
Quando pistaches são consumidos, os níveis desses antioxidantes sobem no sangue. Os antioxidantes protegem o corpo dos danos causados pelos radicais livres. Antioxidantes como a vitamina E e carotenoides (betacaroteno e luteína) ajudam a proteger as células. Eles também ajudam a prevenir a oxidação do colesterol LDL, a inflamação e a sua deposição nos vasos causando doenças cardiovasculares, por exemplo.