Quarta-feira, 07 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 6 de novembro de 2017
Um projeto científico pode surgir das mais variadas ideias e curiosidades relacionadas à pesquisa. O poema Flores, da Martha Medeiros, dedicado às mães é um exemplo disso. Foi a partir de um trabalho em sala de aula, que a poesia da escritora gaúcha foi apresentada aos pequenos do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santa Inês. Instigados com os nomes das flores, os estudantes começaram a questionar as origens delas. E, assim, iniciou o projeto “De onde vêm as flores?”, que recentemente foi destaque no Salão UFRGS Jovem 2017.
“A ideia era fazermos uma homenagem para o Dia das Mães, porém a curiosidade das crianças sobre a origem das flores foi tanta que não podia deixar essa vontade do ‘descobrir’ passar. Alguns acreditavam que a flor já vinha pronta dentro da semente e, para que ela nascesse, deveria apenas fazer o processo de plantação”, explica a orientadora do projeto e professora do Ensino Bilíngue do 1º ano do Ensino Fundamental da escola, Ana Lúcia Carvalho de Farias.
Este conteúdo da biologia normalmente está presente na grade curricular de anos mais avançados por se tratar de um estudo mais complexo e que requer uma base maior para o seu devido entendimento. No entanto, no Santa Inês os docentes têm a liberdade para estimular as crianças quando demonstram interesse em determinado assunto.
“É extremamente importante termos esse espaço para trabalhar o aprendizado de maneira lúdica, divertida e significativa para as crianças. Quando e onde eles iriam aprender sobre polinização estando no 1º ano do Fundamental? Não é uma matéria da grade desse nível, tanto que buscamos o apoio de professores dos anos finais e do Ensino Médio”, destaca Ana Lúcia.
Com a proposta de fazer com que os estudantes vivenciassem cada fase de floração, toda a experiência e pesquisa expostas no trabalho foram feitas nas dependências do próprio colégio. “Primeiro fizemos o processo da plantação das sementes e as condições que são necessárias para que a flor desabroche. Após, fizemos uma análise de campo para procurarmos todos os tipos de flores que a escola possui, identificando cada uma com o auxilio do professor de biologia e criamos um mapa com a localização delas”, comentou a pedagoga.
Além de ter proporcionado uma aproximação dos pequenos com a natureza, o projeto também os conscientizou da importância que o meio ambiente tem para a vida de todos e, assim, estimular a preservação da natureza.