Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Dormir muito pode ser tão ruim para a saúde quanto fumar e consumir álcool

Compartilhe esta notícia:

Excesso de horas de sono aumenta a probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2. (Foto: Reprodução)

Dormir mais de nove horas por noite pode ser tão perigoso para a saúde quanto fumar e consumir bebidas alcoólicas. É o que diz um estudo publicado no periódico científico PLOS Medicine. O trabalho, conduzido por pesquisadores da Universidade de Sydney (Austrália), analisou os hábitos de saúde de 230 mil pessoas com mais de 45 anos de idade. Além de comportamentos já relacionados ao aumento do risco de doenças, como o tabagismo, o excesso de bebidas alcoólicas, alimentação pobre e falta de exercícios, eles acrescentaram o tempo gasto sentado e pouco ou muito sono.

Os resultados mostraram que as pessoas fisicamente inativas que dormiam mais de nove horas corriam um risco de morte 1,6 vez maior do que as que praticavam o equivalente a “mais de 150 minutos de atividade física moderada ou vigorosa por semana” e dormiam pouco. Uma das possíveis explicações é o fato de que dormir mais de nove horas aumenta a probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2, problemas de tolerância à glicose, doenças cardíacas e obesidade.

De acordo com a doutora Melody Ding, uma das pesquisadoras, curtos e longos períodos de sono foram separados como dois fatores de risco distintos, já que suas ligações com a mortalidade podem ser explicadas por mecanismos diferentes. “Cada vez mais evidências têm mostrado, nos últimos anos, que o excesso de bem-estar é ruim e há uma crescente compreensão sobre o impacto do sono sobre a nossa saúde, mas esse é o primeiro estudo a examinar como essas coisas podem agir em conjunto”, apontou Melody. “Quando você adiciona a falta de exercício na mistura, tem um novo tipo de efeito: a ‘tripla ameaça’”, completou.

Falta de necessidade de se mover.

“Pela primeira vez, ou seja, sobre os últimos 50 anos ou mais, é que na história da humanidade não há a ‘necessidade de se mover’”, destaca Heather A. Hausenblas, PhD em atividade física e especialista em envelhecimento saudável. “Nós projetamos a atividade física fora do nosso dia, com invenções como o carro, máquinas de lavar, lava-louças, cortadores de grama, drive-thrus, escadas rolantes, etc.”

O novo estudo foi publicado após pesquisadores americanos alertarem que o hábito de assistir muita televisão é ligado com os oito maiores causadores de morte. Pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer em Michigan (EUA) descobriram que quem assiste a mais de 3,5 horas de TV por dia têm chances de ter um ataque cardíaco, problema ligado ao sedentarismo, diabetes, pneumonia e Parkinson.

No começo do ano, outro alerta surgiu na Universidade de Cambridge (Reino Unido): quem normalmente dorme mais de oito horas por noite tem duas vezes mais chances de ter um derrame, especialmente mulheres.

Porém, pesquisadores não conseguiram descobrir se essas pessoas dormiam demais porque já estavam doentes ou se o perigo está realmente nas horas a mais passadas na cama. Neil Stanley, especialista em sono, afirma que dormir por muitas horas é prejudicial, especialmente para quem está acostumado a dormir pouco. O ideal é encontrar um equilíbrio.

tags: Saúde

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Os surfistas têm risco três vezes maior de contrair superbactérias
A ciência comprovou que as mulheres são mais “fortes” que os homens
https://www.osul.com.br/dormir-muito-pode-ser-tao-ruim-para-a-saude-quanto-fumar-e-consumir-alcool/ Dormir muito pode ser tão ruim para a saúde quanto fumar e consumir álcool 2015-12-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar