Quarta-feira, 13 de agosto de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Eduardo Bolsonaro visita a Casa Branca a convite da filha de Donald Trump

Compartilhe esta notícia:

A Casa Branca não tem planos para suspender imediatamente todas as restrições para entrada de estrangeiros. (Foto: Andrea Hanks/The White House)

Diante da oficialização pelo Congresso da vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais de novembro e a 16 dias de sua posse, alguns dos principais nomes da política externa do governo Jair Bolsonaro emitiram manifestações públicas de estima pelo governo de Donald Trump.

Acompanhado por Nestor Forster, embaixador brasileiro em Washington, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) esteve na Casa Branca na tarde de segunda-feira (4), a convite da filha de Donald Trump, Ivanka.

A informação foi apurada por Raquel Krähenbühl, correspondente da GloboNews em Washington. Segundo ela, além de Forster, Eduardo esteve junto da mulher, Heloísa Bolsonaro e da filha do casal, Geórgia.

O filho do presidente, que preside a Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados e atua como embaixador informal do governo, está de férias. O encontro não tinha sido anunciado antes. Não se sabe se Eduardo Bolsonaro esteve com alguma autoridade americana, mas ele não aparecia na agenda pública de líderes do governo.

Horas antes, o secretário de Estado de Trump, Mike Pompeo, publicou duas mensagens se referindo ao governo Bolsonaro no Twitter.

Pompeo fazia uma retrospectiva de seu mandato, referindo-se a ações tomadas em relação a vários países. Quando abordou o Brasil, disse:

“Nosso relacionamento com o Brasil está na maior alta até hoje. Juntos com o governo Jair Bolsonaro, assinamos um novo acordo comercial de três partes, designamos o Brasil como um aliado importante extra-Otan e lançamos o Diálogo da Estrutura Ambiental EUA-Brasil.”

Em outra mensagem, direcionada a Ernesto Araújo, escreveu: “Não há chanceler mais amante da liberdade do que você Ernesto Araújo. Você, eu, a liberdade. O jogo está rolando”.

Pompeo também postou várias fotos de encontros com Araújo, assim como uma imagem de sua vinda à posse de Bolsonaro.

O chanceler brasileiro respondeu horas depois: “Mike Pompeo, sua visão, sua coragem e sua dedicação aos ideais que consideramos mais caros são uma verdadeira bênção. Patriotas americanos e brasileiros estarão lado a lado, aconteça o que acontecer. Sabemos que a liberdade está em jogo no mundo inteiro. O jogo está rolando!”

A visita e a troca de mensagens aconteceram em meio a uma das transições de poder mais confusas da História americana, com Donald Trump recusando-se a reconhecer a derrota e mantendo, com apoio de alguns parlamentares republicanos, alegações infundadas de fraude eleitoral.

Desde antes do início de seu mandato, em medidas fora dos protocolos da diplomacia internacional, o governo Bolsonaro emitiu declarações de apoio explícito ao governo Trump.

O governo brasileiro foi o penúltimo país do mundo a saudar a vitória de Biden, só o fazendo antes da Coreia do Norte, após a oficialização da vitória do democrata no Colégio Eleitoral.

O governo democrata tem a área ambiental como uma de suas prioridades, e o presidente eleito já deu manifestações de que pressionará Bolsonaro a reverter sua política ambiental e combater a devastação da Amazônia.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Saiba quais são as companhias aéreas mais seguras para viajar em 2021
A fusão da Peugeot com a Fiat Chrysler cria a 4ª maior montadora do mundo
https://www.osul.com.br/eduardo-bolsonaro-visita-a-casa-branca-a-convite-da-filha-de-donald-trump/ Eduardo Bolsonaro visita a Casa Branca a convite da filha de Donald Trump 2021-01-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar