Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Jogo da gangorra

Compartilhe esta notícia:

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

A semana começou com o governo federal prevendo déficit de 194 bilhões de reais no orçamento de 2017. Para diminuir, falou em aumento de impostos, o que gerou protestos. Foi o amortecedor para cortar despesas, fazendo o rombo descer para 170 bilhões. Na sequência, repetiu a fórmula de anunciar mais tributos. Diante da reação, aplicou mais uma vez a tesoura e ontem fez a estimativa cair para 139 bilhões.
Nos corredores do Ministério da Fazenda, comentam que o jogo de fatos e versões, avanços e recuos prosseguirá por mais duas semanas até chegar aos 100 bilhões.

INTERPRETAÇÕES
Em Brasília, fica difícil agradar a todos. Quando o Executivo interfere na escolha do presidente da Câmara dos Deputados, o gesto é considerado prepotente. Se fica fora do processo, julgam como fraqueza.

PARA PROTEGER
Projeto da Consolidação das Leis de Defesa Animal está na pauta de votações da Assembleia Legislativa. O autor é o deputado Gabriel Souza, também veterinário, que aglutina 12 leis sobre o assunto. Permitirá maior conhecimento, controle e punição por maus tratos.

NÃO AGRADOU
O projeto do deputado Pedro Pereira, que permite à Assembleia controlar os balanços administrativo e financeiro do Tribunal de Contas do Estado, tem 34 assinaturas. O encaminhamento terá contestação do órgão a ser atingido, sob alegação de inconstitucionalidade. Assessores jurídicos do Legislativo se baseiam em decisão do Supremo Tribunal Federal para sustentar a iniciativa de Pereira.

NÚMEROS DO CAOS
O governador do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles, enviou ao Legislativo projeto de lei que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2017 e aumenta o déficit. Dos 6 bilhões e 900 milhões de reais, saltará para 17 bilhões e 800 milhões. É assustador.

EM QUE PONTO ANDA
Dado surpreendente agora revelado pelo Ministério do Planejamento: empresas controladas pela administração federal têm 223 mil funcionários em cargos de livre provimento. São ocupados sem concurso e por indicação. Desse total, 1 mil e 800 da alta direção.
RÁPIDAS
* O processo para cassação do deputado estadual Jardel tem sete volumes. O plenário da Assembleia agora depende de decisão sobre liminar do Judiciário.
* Subiu para 16 o número de deputados federais pretendentes a disputar a presidência da Câmara.
* Definida a chapa do PT à Prefeitura de Santa Maria: o deputado estadual Valdeci Oliveira e a ex-vereadora Helen Cabral. Enfrentará o ex-petista Fabiano Pereira, hoje no PSB.
* Com voto contrário do deputado Darcísio Perondi, o PMDB apoiará candidatura do PDT à Prefeitura de Ijuí.
* Dinheiro público às pencas: em 2006, o total do Fundo Partidário foi de 100 milhões de reais. Agora, chega aos 800 milhões.
* Inflação perde força e atinge menor taxa desde agosto de 2015.” Aos poucos, o trem volta aos trilhos.
* A Câmara lançará, segunda-feira, novo sistema de pesquisa em seu site que permitirá consultar sobre despesas de cada deputado federal.
* Eduardo Cunha lamenta não existir a modalidade do pôquer nos Jogos Olímpicos. Gostaria de representar o Brasil.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Segunda Instância
Fatos históricos do dia 9 de abril
https://www.osul.com.br/jogo-da-gangorra/ Jogo da gangorra 2016-07-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar