Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Lula diz que só será candidato a presidente da República se o governo Dilma melhorar

Compartilhe esta notícia:

Ex-presidente menciona como exemplo a derrota de Leonel Brizola na eleição de 1994. (Foto: Werther Santana/AE)

Preocupado com a crise política que atinge o governo de sua sucessora, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse a aliados que só terá condições de ser o candidato do PT nas eleições presidenciais de 2018 se a avaliação da presidenta Dilma Rousseff melhorar e houver um legado a defender para os seus eleitores.

A informação é de amigos que conversaram com Lula antes de seu mais recente encontro com Dilma em Brasília, na semana passada. Segundo eles, o ex-presidente citou a derrota sofrida pelo ex-governador Leonel Brizola (1922-2004) na disputa presidencial de 1994 para ilustrar o termor de perder seu capital político em uma empreitada fracassada. Naquela ocasião, o pedetista terminou em quinto lugar, atrás do “nanico” Enéas Carneiro (Prona).

Conforme um interlocutor, Lula afirmou que não adianta pensar que o povo votará nele, só porque decidiu se candidatar. “Brizola era um deus nas eleições de 1989, mas em 1994 perdeu até para Enéas”, teria alertado Lula, segundo colocado em ambas as vezes. O ex-presidente faz esse tipo de análise para poucas pessoas. Nas demais ocasiões, prefere usar o PT como sujeito.

Avaliação – Lula costuma dizer que, se o governo federal não melhorar até 2018, o partido enfrentará dificuldades. Sua previsão é de que poderá ser necessário um outro nome para concorrer ao Planalto, às vésperas de 2018, caso não haja ao menos uma avaliação de “regular”. Ele já teria, inclusive, apresentado esse diagnóstico a Dilma.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Um taxista teria transportado a propina do ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras em sacos de dinheiro
Briga entre presidenciáveis: Jair Bolsonaro diz que vai processar Ciro Gomes por calúnia
https://www.osul.com.br/lula-diz-que-so-sera-candidato-a-presidente-da-republica-se-o-governo-dilma-melhorar/ Lula diz que só será candidato a presidente da República se o governo Dilma melhorar 2015-05-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar