Segunda-feira, 22 de junho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Cláudio Humberto Pedidos de vista paralisam 241 processos no STF

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Divulgação)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de limitar em 90 dias o prazo para o voto-vista não afeta a sorte de 241 processos estacionados nos gabinetes dos ministros. O pedido de vista é feito sob alegação de que seu autor precisa “estudar mais” o processo, mas também é usado como manobra para “empacar” julgamentos. Há processos parados desde 2016. O artigo 134 do Regimento Interno limita o prazo a 30 dias, mas, ignorado, nada acontece. Agora, será liberado após os 90 dias.

Juntando poeira
O ministro Ricardo Lewandowski é quem tem o processo há mais tempo na gaveta. São seis anos de espera sob pedido de vista.

Passos de tartaruga
O processo na gaveta de Lewandowski chegou ao STF há 20 anos, em 2003, e foi relatado pelo ministro Cezar Peluso, atualmente aposentado.

De saída
Corre o risco do Lewandowski se aposentar em maio sem decidir. Ele irá completar 75 anos e será compulsoriamente aposentado.

Melhorias
A alteração no regimento interno foi elogiada pelos ministros. Gilmar Mendes classificou a mudança como “grande marco”.

Multas eleitorais rendem R$ 70 milhões aos partidos
As multas aplicadas a partidos políticos e candidatos pela Justiça Eleitoral, como campanha antecipada ou até mesmo supostas “fake news”, renderam R$ 70 milhões aos próprios partidos, somente até outubro/2022. Funciona assim: a Justiça cobra dos partidos por infrações cometidas no âmbito eleitoral, depois essas verbas são destinadas ao Fundão Partidário e são redistribuídas aos próprios infratores, na mesma proporção do fundão de dinheiro público que banca os políticos no Brasil.

Partido Forbes
O maior beneficiado por multas eleitorais este ano é o União Brasil: R$ 11,5 milhões. E levou R$ 1 bilhão dos fundões partidário e eleitoral.

Sempre eles
O PT foi o segundo maior beneficiado pelas multas eleitorais, em 2022: R$ 7,3 milhões; PSDB levou R$ 4,2 milhões e MDB, R$ 4 milhões.

Tem mais
Os valores distribuídos ainda não incluem a multa extravagante de quase R$ 23 milhões contra o PL, tampouco aquelas ainda sub judice.

Te vira, hermano
Dilma Rousseff manifestou desejo de assumir a embaixada do Brasil em Roma, para desespero da diplomacia, mas Lula está inclinado a designá-la à embaixada em Buenos Aires. Ele não deve gostar de argentinos.

Tudo como sempre
Em seus governos, o PT sempre manteve controle sobre a Fazenda, a Casa Civil, o Banco do Brasil, a Caixa e, especialmente, a Petrobras. A partir de 2023 não será diferente. Só falta o repeteco de escândalos.

Mudando para pior
O futuro ministro da Fazenda Fernando Haddad avisou: não vai prorrogar a isenção de impostos sobre combustíveis. A estimativa é que a gasolina suba R$ 0,90. Em 2013, 20 centavos foram suficientes para parar o País.

Mais poder
Após ganhar a boquinha do Ministério do Planejamento, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) ainda faz exigências: quer indicar o nome para representar o Brasil no Banco Mundial.

Perda de tempo
O cientista político Paulo Kramer critica Jair Bolsonaro por perder tempo e capital político confraternizando com Donald Trump na virada do ano. Para ele, deveria se empenhar na reconquista de parte dos 37,8 milhões de votos que no 2º turno não votaram nele e nem no seu adversário.

Escalada
Após a decisão do ministro Alexandre de Moraes de suspender o porte de armas no DF, em razão da posse do petista Lula, o deputado José Medeiros (PL-MT) já avisou: “Ninguém vai tomar a minha”.

Esqueceram de mim
A presidente do PT, Gleisi Hoffman, não para de receber ligações do Partido Verde. O nanico esteve com Lula desde o primeiro turno e agora descobriu, sem cargos, que a tal “frente de partidos”, claro, era lorota.

Subiu à ribalta
Escanteada como vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB) viu crescer seu cartaz após ser anunciada ministra. Com direito a festa de arromba de estranhos odores para celebrar seu aniversário.

Pensando bem…
… 2022 mostrou que muita coisa vai ficar para 2026.

PODER SEM PUDOR

A lua é dos astronautas
Na ditadura, quando se especulava sobre o sucessor do general Emílio Garrastazu Médici, o jornalista Mauro Santayana encontrou o deputado Zezinho Bonifácio, ardente defensor do regime, e reproduziu uma frase célebre: “No regime presidencialista, é indispensável que a escolha do primeiro mandatário respeite as forças políticas da Nação.” Zezinho reagiu: “Quem disse essa asneira?” Santayana lembrou: “Seu pai, José Bonifácio, quando se rebelou contra Washington Luís.” Zezinho não perdeu o rebolado: “Isso foi no tempo em que a Lua era de São Jorge. Hoje é dos astronautas…”

Com Rodrigo Vilela e Tiago Vasconcelos

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cláudio Humberto

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

5 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Jorge Bressan
29 de dezembro de 2022 16:44

E que o Lula nao roube também. Kkkk

Vanderlei Stefani
29 de dezembro de 2022 15:00

Querer que bolsonaro trabalhe, é pedir demais.

Vanderlei Ochoa
29 de dezembro de 2022 18:22

Oi colunista. Vai disfarçando. Faz que vai KH e sai de fininho. Teu papo e do frávio, só convencem os picaretas golpistas que estão em frente aos quartéis se humilhando e levando bola nas costas do teu lider mito….hahahahahahahahahaah

Fernando Krause
29 de dezembro de 2022 18:51

“Em seus governos, o PT sempre manteve controle sobre a Fazenda, a Casa Civil, o Banco do Brasil, a Caixa e, especialmente, a Petrobras. A partir de 2023 não será diferente. Só falta o repeteco de escândalos.” Isso vai acontecer, a roubalheira vai voltar para a quadrilha levar o que não conseguiu da outra vez! Até os objetos de ouro e prata do acervo do Palácio do Planalto foram levados “por engano” quando o crápula deixou o governo, no início de 2011. Depois todos os pertences da União foram encontrados num cofre do BB em SP. O documento que indicava… Leia mais »

Wilson Rodrigues Luz Rodrigues
29 de dezembro de 2022 19:32

O Superior Tribunal Federal é o maior órgão da Justiça Brasileira. É necessário saber que em toda atividade existem os bons e maus. Algum Ministro do STF, usava dessa modalidade de pedir vista dos processos que estavam em julgamento, para beneficiar alguém de sua amizade. Isso é público e notório. Com essa modalidade demoravam com o julgamento de determinados processos, procrastinando o julgamento e prescrevendo o processo. Acontece que com a aprovação dessa medida junto ao Regimento Interno do STF, vai acabar com essa manobra desastrosa.

2023 – Sem surpresas?
“Bolsonarista” presa apoiou futuro ministro de Lula
Pode te interessar
5
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x