Domingo, 16 de junho de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui


Brasil Problema com a gasolina de aviação da Petrobras deixa mais de 11 mil aviões no chão

Compartilhe esta notícia:

Combustível de avião da Petrobras. (Foto: Reprodução)

A descoberta de irregularidades na composição da gasolina de aviação vendida no Brasil deixou no chão mais de 11 mil aviões de pequeno porte, que voam com motor a pistão. Esse tipo de aeronave compõe a maior parte da frota do País e é usada na aviação agrícola para a pulverização aérea de fertilizantes – e também para voos privados, de instrução e táxi aéreo.

O lote da gasolina irregular foi produzido pela Petrobras na refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão. “Pode-se considerar que os lotes contaminaram tanques no Brasil inteiro, de todas as distribuidoras e revendedoras”, diz Humberto Brando, presidente da Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves (AOPA).

Pelo menos 13 aeroportos, incluindo Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, Brasília, Pampulha, em Belo Horizonte, e Recife, já divulgaram notificação aos pilotos dizendo que estão sem o combustível.

Segundo a Petrobras, um novo lote está em produção e o abastecimento só deve voltar ao normal a partir de segunda-feira, dia 8 de fevereiro.

Em julho do ano passado, a aviação geral também foi paralisada devido a um lote de AVGAS adulterado e que havia sido importado. A produção nacional de AVGAS foi interrompida entre 2018 e meados do ano passado, devido às obras na refinaria de Cubatão, quando o produto passou a ser importado.

A Petrobras diz que os “primeiros testes no produto transportado para as distribuidoras demonstraram que o produto atendeu a todos os requisitos de certificação exigidos pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)”, mas que novos testes feitos em fevereiro apontaram resultados diferentes.

“E a pergunta que ninguém responde: Que controle de qualidade da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis é esse que não detecta problemas em combustíveis que são usados em aviões? Como pode pela segunda vez toda a gasolina de aviação ser recolhida com defeito, tendo passado em testes da ANP?”, questiona o presidente da Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves. As informações são do jornal O Globo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Bolsonaro quer um deputado e um senador como ministros
A produção de veículos no Brasil em janeiro caiu na comparação com dezembro
https://www.osul.com.br/problema-com-a-gasolina-de-aviacao-da-petrobras-deixa-mais-de-11-mil-avioes-no-chao/ Problema com a gasolina de aviação da Petrobras deixa mais de 11 mil aviões no chão 2021-02-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar