Terça-feira, 19 de agosto de 2025
Por Redação O Sul | 19 de agosto de 2025
O Brasil está no Grupo C da competição junto da Grécia, Porto Rico e França.
Foto: Divulgação/Volleyball WorldA Seleção Brasileira feminina de vôlei embarcou nessa terça-feira (19) para Chiang Mai, na Tailândia, onde disputará o Campeonato Mundial entre os dias 22 de agosto e 7 de setembro. Antes da viagem, o grupo passou por um período de aclimatação em Okinawa, no Japão, com o objetivo de se adaptar ao fuso horário asiático e ajustar os últimos detalhes técnicos e físicos.
A levantadora Roberta destacou a importância da semana de preparação:
“A gente ficou mais ou menos uma semana aqui (no Japão). Acho que foi ótimo já para a gente adaptar com o fuso, que é sempre muito difícil. Com essa correria de campeonato, não sobra tanto tempo. Então, a gente conseguiu fazer os ajustes que precisava. Foi uma semana produtiva. Estou bem feliz. Agora é arrumar as malas e bora para o Mundial”.
O Brasil está no Grupo C da competição e estreia contra a Grécia nesta sexta-feira (22), às 9h30min. Além das gregas, a equipe enfrentará França e Porto Rico na fase inicial. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para as oitavas de final.
A equipe comandada por José Roberto Guimarães busca o título inédito do Mundial. Após quatro vice-campeonatos (1994, 2006, 2010 e 2022) e um bronze em 2014, a expectativa é alta. A levantadora Macris reforçou o espírito de concentração:
“A expectativa é que sejam jogos muito duros, todo jogo é importante. A gente sabe que é um campeonato que não pode desligar um segundo. Vamos focadas para dar o nosso melhor”.
A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) anunciou, na segunda-feira, as 14 atletas inscritas para o Mundial da modalidade. A oposta Jheovana foi a cortada do grupo de 15 atletas que vinha treinando em preparação para o torneio.
A ponteira Ana Cristina, que passou por uma artroscopia em julho, já era desfalque confirmado. O técnico José Roberto Guimarães manteve no time a jovem Helena, que esteve no elenco medalhista de prata da Liga das Nações e disputou o Mundial sub-21 pela seleção, no qual ficou com o bronze.
Convocadas para o Mundial
Levantadoras: Macris e Roberta;
Opostas: Kisy, Rosamaria e Tainara;
Ponteiras: Gabi (capitã), Helena e Júlia Bergmann;
Centrais: Diana, Júlia Kudiess, Lorena e Luzia;
Líberos: Laís e Marcelle.
A preparação intensa e o foco coletivo mostram que o Brasil chega à Tailândia com ambição e confiança. A estreia contra a Grécia será o primeiro passo rumo ao tão sonhado título mundial.