Sábado, 26 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul A Santa Casa de Porto Alegre realizou uma cirurgia inédita no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

Paciente de aneurisma permaneceu acordado durante o procedimento. (Foto: Reprodução)

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre divulgou a realização, no Hospital São José da instituição, a primeira cirurgia de aneurisma em paciente acordado (“awake surgery for aneurysm”) no Rio Grande do Sul. A paciente, de 42 anos, sofria com fortes dores de cabeça e no ano passado havia sido diagnosticada com aneurisma cerebral, situação que ocorre quando há a dilatação anormal de uma artéria que irriga o cérebro.

A cirurgia, que foi realizada integralmente através do SUS (Sistema Único de Saúde), eliminou o risco de hemorragia cerebral, situação potencialmente fatal. “Após dois dias da cirurgia a paciente operada teve alta, podendo retomar a sua vida em condições plenas”, ressaltou a direção da Santa Casa em um texto distribuído à imprensa.

Responsável pelo procedimento inédito, o neurocirurgião Marcelo Paglioli Ferreira explica que a dificuldade deste tipo de cirurgia é o risco de ruptura transoperatória: “A dissecção de pequenos vasos cerebrais muito delicados e que podem romper com o movimento involuntário do paciente acordado representa um grande desafio. Somente equipes neurocirúrgicas altamente treinadas conseguem realizar este tipo de procedimento”.

Outro desafio diz respeito à monitorização anestésica do paciente, que deve ser feita por médico anestesista especializado em neuroanestesia para manter o paciente dormindo durante a craniotomia (abertura do crânio) e acordado no momento da clipagem do aneurisma cerebral. Esta técnica cirúrgica altamente sofisticada foi trazida a Porto Alegre no ano passado pelo neurocirurgião americano Saleem Abdulrauf, durante o Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, presidido por Paglioli.

“Importante ressaltar que a técnica de cirurgia com paciente acordado para tumores cerebrais é realizada tanto na Santa Casa quanto em outros hospitais há vários anos”, ressalvou a instituição. “A novidade diz respeito ao tratamento de aneurisma cerebral.”

Hospital da Brigada

Nesta quinta-feira, a Celic (Subsecretaria Central de Licitações do Estado) realizará um pregão eletrônico para contratar os serviços de plantão médico pediátrico para atuar no setor de pronto atendimento do HBM (Hospital da Brigada Militar) em Santa Maria (Região Central).

A necessidade é de atuação 24 horas para casos de urgência e emergência de pacientes credenciados ao IPE Saúde nesta parte do Rio Grande do Sul. Pelo contrato, o médico plantonista deverá atender também casos mais graves de crianças nas unidades de internação e na sala de recuperação do hospital.

O pregão está marcado para as 9h e as propostas devem ser apresentadas exclusivamente por meio digital, no site Compras Eletrônicas RS. Além dos serviços de plantão pediátrico no HBM/SM, a Celic realiza seis licitações ao longo da semana, de apenas três dias úteis por conta do feriado de Natal. Entre as quais está a concessão de um hangar de 450 metros quadrados no aeroporto regional de Vacaria.

A publicação da Agenda Celic é destinada aos interessados em participar das licitações e ampliar o nível de transparência sobre as compras e alienações do Estado. Para mais informações sobre os processos, deve ser informado o número do edital ou processo na página da Celic, em www.estado.rs.gov.br.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou uma lei que permite a exploração do serviço “Linha Turismo” por empresas privadas
Confira o funcionamento do Trensurb nesta terça-feira, véspera de Natal, e a tabela de verão dos trens
https://www.osul.com.br/a-santa-casa-de-porto-alegre-realizou-uma-cirurgia-inedita-no-rio-grande-do-sul/ A Santa Casa de Porto Alegre realizou uma cirurgia inédita no Rio Grande do Sul 2019-12-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar