Sexta-feira, 10 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Argentina lança as primeiras carteiras de identidade que podem ter um “X” onde diz: sexo

Compartilhe esta notícia:

Presidente da Argentina, Alberto Fernandez (C) durante o anúncio para a inscrição de um terceiro gênero no documento de identidade argentino. (Foto: Casa Rosada)

A Argentina lançou nesta quarta-feira (21) carteiras de identidade para cidadãos não binários, que não se identificam como homem nem como mulher‍. As pessoas poderão usar “x” em seu principal documento nacional ou passaporte no campo correspondente a gênero.

O país sul-americano é o primeiro da região a permitir isso por meio de decreto, segundo o governo de centro-esquerda. Países como Nova Zelândia, Canadá e Austrália também já dão esse direito.

“Existem outras identidades além da de homem e mulher, e elas devem ser respeitadas”, disse o presidente Alberto Fernández na apresentação do novo documento, acrescentando que existem “mil maneiras de amar, ser amado e ser feliz”.

O uso do “x” já foi aceito pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) e inclui pessoas que se identificam fora das definições tradicionais de gênero.

Fernández, juntamente com o Ministro do Interior, Eduardo de Pedro, e a Ministra da Mulher, Gênero e Diversidade, Elizabeth Gómez Alcorta, entregaram as três primeiras carteiras de identidade no novo formato “x”.

O líder peronista tem defendido reformas sociais progressistas, aprovando leis para legalizar o aborto no ano passado e defendendo publicamente seu filho, Estanislao Fernandez, estudante de design e famosa drag queen.

“O ideal será quando todos nós formos quem somos e ninguém se importar com o gênero das pessoas”, acrescentou Fernandez. “Este é um passo que estamos dando e espero que um dia cheguemos a um ponto em que as carteiras de identidade não digam se alguém é homem, mulher ou outra coisa.”

Por sua vez, Elizabeth Alcorta afirmou que “a implementação do Documento de Identidade Nacional não binário é uma ação mais orientada para a construção de uma sociedade mais igualitária, mas também mais inclusiva”. Ela também garantiu que “expandir e reconhecer direitos faz parte da nossa identidade. Não vamos nos cansar de dizê-lo ou de fazer com que vire realidade”.

Dentro da nomenclatura X estará uma série de significados, todos previstos em lei: não binário; indeterminado; não especificado; indefinido; não informado; autopercebido; não consignado; outro significado com o qual a pessoa não se sinta representada pelo binômio masculino/feminino. As informações são da agência de notícias Reuters e do governo argentino.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Latam Brasil retoma voos a Paris após 15 meses
Entenda como ocorre e pode ser evitada a espionagem por meio do sistema israelense Pegasus
https://www.osul.com.br/argentina-lanca-as-primeiras-carteiras-de-identidade-que-podem-ter-um-x-onde-diz-sexo/ Argentina lança as primeiras carteiras de identidade que podem ter um “X” onde diz: sexo 2021-07-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar