Terça-feira, 09 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 1 de julho de 2025
O discurso de ódio aumentou Em Portugal. Após o caso de racismo em Lisboa denunciado ao blog Portugal Giro pela sommelier carioca Namíbia Kaiowa, a brasileira Yara Costa revelou um caso de xenofobia no Porto.
A situação que envolve o discurso de ódio contra imigrantes brasileiros aconteceu na loja onde a brasileira trabalha e teve um desfecho surreal. Após atacar a funcionária em seu horário de expediente, a cliente portuguesa pediu o livro de reclamações para fazer queixa de Yara.
Em vídeos publicados em seu perfil no Instagram e reproduzidos pela Plataforma Geni, Yara, que tenta segurar o choro, contou que começou a gravar para se defender das repetidas investidas da cliente. Ela estaria “indignada” pelo fato da brasileira “não falar português”.
Diálogo editado
Segue parte do diálogo, editado, que inclui a clássica ofensa “vai para a tua terra”:
– Yara: A senhora veio aqui para ser xenofóbica comigo?
– Cliente portuguesa: Não é xenofobia, vocês vão logo pro xenofóbico. Vocês não sabem falar português.
– Yara: Por que não? (…) eu falo do jeito que eu quiser.
– Cliente portuguesa: Em Portugal, não. (…) Porque é (sic) erros gramaticais muito graves.
– Yara: O problema é de quem?
– Cliente portuguesa: É seu (…) Mas digo uma coisa, vou pedir o livro de reclamações.
– Yara: Quem está sendo xenofóbica é a senhora.
– Cliente portuguesa: A menina que está sendo uma malcriada de primeira. (…) não (…) para o nosso país e não aprende português.
– Yara: Acho engraçado, a senhora é xenofóbica comigo e ainda quer reclamar.
– Cliente portuguesa: a menina que é uma racista (…) não gosta dos brancos. Não gosta de estar em Portugal. Vai para a tua terra.
– Yara: Eu amo aqui.
Força de trabalho
A portuguesa ainda questionou se só haveria brasileiras como funcionárias da loja. Os brasileiros são a maior força de trabalho em Portugal e os maiores contribuintes da Segurança Social, com pagamento total bilionário. As informações são do jornal O Globo.