Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Empreiteira Camargo Corrêa firma acordo e assume fraudes em Angra 3

Compartilhe esta notícia:

Dalton Avancini reconheceu em delação premiada conluio para a construção de Angra 3. (Foto: Daniel Wainstein/Folhapress)

A empreiteira Camargo Corrêa fechou na sexta-feira um acordo de leniência com o MPF (Ministério Público Federal) e a Superintendência-Geral do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). A empresa é investigada pela Operação Lava-Jato, que apura um esquema de corrupção na Petrobras e outras empresas públicas.

O acordo de leniência é semelhante à delação premiada, mas é firmado com pessoas jurídicas que desejam cooperar com a Justiça. Para que seja firmado, é preciso que a empresa colaboradora confesse a participação nos ilícitos, pague ressarcimento pelos prejuízos, e revele informações para as investigações.

O intuito desse acordo, conforme a força-tarefa que investiga a Lava-Jato, é conseguir informações que comprovem a formação de cartel entre empresas que disputaram licitações da Eletronuclear para a construção da Usina Angra 3, entre os anos de 2013 e 2014.

O ex-presidente da Camargo Corrêa Dalton Avancini, em delação premiada, afirmou que houve conluio entre empresas para a construção de Angra 3. Conforme o delator, o esquema de cartel de empreiteiras realizado na Petrobras se repetiu na licitação da Eletronuclear para a construção da usina com o pagamento de propina para agentes públicos.

A Eletronuclear tem economia mista, e o controle acionário é da União. A empresa, criada em 1997 para operar e construir usinas termonucleares, responde hoje pela geração de cerca de 3% da energia elétrica consumida no País, e foi o foco da 16 etapa da Lava-Jato. Nessa etapa, foram cumpridos dois mandados de prisão temporária e 23 mandados de busca e apreensão. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Vice-presidente da República diz a empresários que o país não suporta mais impostos
“Ele era ótimo aluno, tinha notas excelentes e uma letra perfeita”, diz funcionária de escola onde estudante matou colegas
https://www.osul.com.br/empreiteira-camargo-correa-firma-acordo-e-assume-fraudes-em-angra-3/ Empreiteira Camargo Corrêa firma acordo e assume fraudes em Angra 3 2015-08-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar