Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Tecnologia Instagram vai ter que indenizar terapeuta de massagem erótica

Compartilhe esta notícia:

A desembargadora ressaltou que o Facebook, ao contestar a ação, deixou de indicar quais postagens teriam violado os termos de uso do Instagram.

Foto: Reprodução
A desembargadora ressaltou que o Facebook, ao contestar a ação, deixou de indicar quais postagens teriam violado os termos de uso do Instagram. (Foto: Reprodução)

“Os termos de uso das redes sociais impedem os excessos por parte dos usuários, mas a análise da conduta dos participantes não pode ocorrer sem o detalhamento do comportamento transgressor.” Com esse entendimento, a 8ª Turma Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que o Facebook deve pagar R$ 5 mil em indenização por danos morais a um usuário que teve a conta suspensa sem justificativa.

O homem utilizava a rede social para divulgar seus serviços como terapeuta de massagem tântrica, que é um estilo de massagem erótica. Ele afirmou que, ao patrocinar alguns anúncios no Instagram, teve o seu perfil desativado sem notificação prévia.

Ao buscar explicações, a plataforma informou que a página foi suspensa por oferecer serviços sexuais. Mesmo com a desativação do perfil, segundo o homem, a rede social continuou a cobrar os serviços de impulsionamento. A defesa do homem foi feita pelo advogado Ivan Monice, do escritório Sigliano Advogados.

A relatora, desembargadora Mônica Senise Ferreira de Camargo, destacou que capturas de tela “comprovam que o perfil não continha conteúdo explícito, nem mesmo havia oferta de serviços sexuais”. Por outro lado, ela ressaltou que o Facebook, ao contestar a ação, deixou de indicar quais postagens teriam violado os termos de uso da rede social.

Camargo considerou que “a página do autor, que se destinava a divulgar a prática da massagem tântrica sem qualquer conteúdo explícito, tenha sido desativada, outras veiculam conteúdo sexual explícito e não sofreram a mesma reprimenda imposta”.

Por fim, a desembargadora ainda entendeu que “estando ausente a prova da violação aos termos de uso da plataforma, notadamente quanto à suposta oferta de serviços sexuais, de rigor reconhecer que a empresa ré agiu de forma arbitrária ao bloquear a página do autor, ensejando o dever de indenizar”.

Filtro

O Instagram anunciou em seu site oficial o lançamento de um filtro que será ativado automaticamente para limitar conteúdo sensível em contas de usuários abaixo dos 16 anos. As informações são do portal bit magazine.

De acordo com a reportagem, o controle de conteúdo sensível terá três opções configuráveis: “Mais”, “Padrão” e “Menos”. A “Padrão”, consiste no bloqueio de algumas contas e conteúdos sensíveis. Já as opções “Mais” e “Menos” permitem que os usuários vejam mais e menos contas e conteúdos sensíveis na plataforma.

Na postagem oficial, o Instagram explicou que essa nova ferramenta “tornará mais difícil para os jovens encontrar conteúdo ou contas potencialmente confidenciais na Pesquisa, Explorar, Páginas de hashtag, bobinas, recomendações de feed e contas sugeridas”.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

Últimos momentos da princesa Diana: médico francês relembra “noite trágica”
WhatsApp quer ganhar dinheiro “ouvindo” conversas
https://www.osul.com.br/instagram-vai-ter-que-indenizar-terapeuta-de-massagem-erotica/ Instagram vai ter que indenizar terapeuta de massagem erótica 2022-08-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar