Segunda-feira, 08 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 25 de novembro de 2023
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) estreou na última sexta-feira (24), no Rio de Janeiro, um scanner capaz de detectar armas e drogas em veículos em movimento. A tecnologia, que usa raios x, “enxerga” em caminhões, em ônibus e em carros.
A corporação adquiriu 9 aparelhos, e 5 deles foram para o Rio de Janeiro. A PRF fez uma simulação: uma pistola foi colocada no porta-malas de um automóvel, e a varredura pegou.
“A gente consegue fazer a identificação de algum ilícito mesmo que esteja escondido na lataria”, disse José Hélio Macedo, porta-voz da PRF.
Combate ao tráfico
O scanner foi instalado dentro de um carro descaracterizado, para não chamar atenção no trânsito. Cães farejadores e um helicóptero também vão ser usados na operação de combate do tráfico de drogas e armas.
“O raio-X indica exatamente onde está o material. O policial consegue abordar mais veículos e consegue fazer uma fiscalização mais eficiente e mais rápida”, emendou José Hélio.
Com essa iniciativa, a PRF busca fortalecer suas estratégias no enfrentamento ao crime nas estradas do Rio de Janeiro.
Espanha
Em outra frente, em um gesto de fortalecimento das parcerias internacionais, o Diretor-Geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) recebeu, na última semana, o Conselheiro de Interior da Espanha, José Manuel Merino Zamora, que encerra sua missão no Brasil. O encontro, realizado na Sede Nacional da PRF, não apenas marcou a despedida de Zamora, mas também oficializou a apresentação do novo Conselheiro, Pablo Peira Ramírez, ambos representantes da Policía Nacional de España.
A reunião contou com a presença de Ander Borges, Chefe de Gabinete da Consejería de Interior, e Juan Manuel Ramos, Adido da Guardia Civil de España, demonstrando a relevância do encontro para ambas as partes.
A PRF destaca a importância de estreitar laços com as forças policiais de outros países, promovendo a troca de conhecimentos, experiências e estratégias no combate à criminalidade transnacional. O compromisso da PRF em valorizar a cooperação internacional reafirma seu papel na construção de um ambiente mais seguro não apenas no Brasil, mas em âmbito internacional. As informações são do portal de notícias G1 e da PRF.