Sexta-feira, 22 de agosto de 2025
Por Redação O Sul | 22 de agosto de 2025
Nos dois dias de atividades, estão previstas seis mesas de debate e três conferências com especialistas da área.
Foto: ReproduçãoO Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS) promove, nos dias 18 e 19 de setembro, a 12ª edição do Congresso de Direito Tributário, que neste ano tem como tema “Questões Polêmicas”. O encontro será realizado no auditório da Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre (AIAMU) e reunirá juristas, professores e especialistas de diferentes regiões do país.
A programação terá como foco os efeitos da Reforma Tributária, especialmente a que trata do consumo, analisando impactos em setores econômicos e discutindo desdobramentos em áreas como tributação de novas tecnologias, processo administrativo e judicial, renda, patrimônio e dividendos. Também estarão em pauta a chamada “tributação dos milionários”, a transação tributária nos âmbitos federal e estadual e os efeitos contábeis dessas negociações. Outro tema de destaque será o funcionamento do comitê gestor que ficará responsável pela arrecadação de estados e municípios.
Para a coordenadora-geral do congresso, a tributarista Alice Grecchi, vice-presidente do IARGS e ex-presidente da instituição, o momento exige reflexão aprofundada. Segundo ela, “as questões estão cada vez mais polêmicas devido ao crescimento da dívida pública, à dificuldade de controle dos gastos e à busca permanente por aumento de tributos, o que gera desequilíbrio na carga tributária”.
A abertura oficial está marcada para quinta-feira (18), às 9h, com homenagem ao professor Fernando Mombelli, responsável pela conferência inicial intitulada “Reforma Tributária do Consumo: um divisor de águas para o Brasil”. Nos dois dias de atividades, estão previstas seis mesas de debate e três conferências com especialistas da área.
Além de Alice Grecchi, também participam da organização os juristas Andrei Pitten Velloso, Cristiano Barufaldi, Nelson Dirceu Fensterseifer e Roberto Medaglia Marroni Neto, além da desembargadora Cristiane da Costa Nery, do desembargador Francisco José Moesch, de Graziela Moraes, Laury Ernesto Koch e Mariana Porto Koch.
Mais informações sobre palestrantes, temas e inscrições estão disponíveis no site: www.tributario2025.eventize.com.br.
Voltar Todas de Dicas de O Sul