Quinta-feira, 10 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte Um desejo do técnico Tite está muito próximo de se realizar na Copa do Mundo: o aumento de 23 para 26 jogadores nas convocações

Compartilhe esta notícia:

Se medida for aprovada pela Fifa, Tite poderá convocar para a Copa do Catar até 26 jogadores. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Antes do sorteio que definiu os oito grupos para o Mundial, técnicos das seleções já classificadas aprovaram uma  medida que aumenta do número de jogadores de 23 para 26 no Catar para a convocação de cada equipe. Falta, agora, a Fifa oficializar.

“Vão ser 26 atletas, todos eles no banco, participando”, afirmou o auxiliar de Tite, Cléber Xavier, ao canal Sportv. “Está liberado, quem quiser pode levar 23, 24, 25 ou 26. Não é uma obrigação levar os 26, e todos eles estão liberados (para compor o banco).”

O aumento do número de atletas vinha sendo pleiteado por algumas federações nacionais há alguns meses. Tite sempre defendeu a medida. Um dos argumentos é minimizar possíveis impactos de desfalques por causa da covid. O outro é que a Copa no fim do ano terá apenas uma semana de preparação, o que poderá resultar em déficit na preparação física de atletas.

A comissão técnica brasileira conta com esse aumento também como forma de aumentar as possibilidades táticas da equipe. Com três a mais, Tite poderá levar jogadores de ataque com características diferentes, e terá mais liberdade para definir a lista de armadores.

Por outro lado, o aumento tende a ser um obstáculo extra para seleções de países menores ou menos cotadas, uma vez que a quantidade de jogadores “selecionáveis” costuma ser menor do que a das equipes da elite do futebol mundial.

Grupo da morte

Jornais de Sérvia, Suíça e Camarões, adversários do Brasil na Copa do Catar, destacaram que o sorteio “não foi muito favorável”. A imprensa sérvia e a suíça ainda citaram a semelhança com o Mundial de 2018, quando foi definido quase o mesmo grupo, à exceção de Camarões. Em seu lugar, estava a Costa Rica na ocasião.

A seleção brasileira ficou no grupo G, ao lado de Suíça, Sérvia e Camarões. A estreia será diante dos sérvios, no dia 24 de novembro. No dia 28, enfrenta os suíços. A Copa do Mundo começa em 21 de novembro.

O jornal suíço Luzerner Zeitung publicou: “Memórias do torneio de 2018: Suíça encontra Brasil, Sérvia e Camarões”. O portal 20 min afirmou que a seleção suíça “não tem sorte” e chamou de “absoluto grupo da morte”.

O Tribune de Genève escreveu que “os jogadores de Murat Yakin (treinador da seleção suíça) terão muito o que fazer no Catar durante a Copa do Mundo. O sorteio para os grupos não foi muito favorável a eles, como em 2018”.

O sérvio Novosti destacou: “Que tipo de sorteio para o Campeonato Mundial? Incrível! A Sérvia tem rivais na Copa do Mundo, e que tipo”.

O Telegraf afirmou que o “Brasil é um velho conhecido”, citou um “passado polêmico com a Suíça” e chamou Camarões de “país africano de maior sucesso”. A publicação também lembrou que a seleção brasileira foi o adversário mais enfrentado pela Sérvia em Copas do Mundo desde 1930.

O portal camaronês Camer.be classificou a seleção brasileira como “formidável time de Neymar”. Para o Journal du Cameroun, o grupo é considerado “acessível”, menos complicado, por exemplo, que os de Tunísia (que enfrenta a atual campeã França) e do Marrocos (com Bélgica e Croácia).

Uma das principais celebridades esportivas do país, o atual campeão do peso pesado do UFC, Francis Ngannou, classificou o grupo como “difícil”, mas disse acreditar na capacidade de a equipe passar de fase.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

“Argentina tem mais chances de fazer nove pontos na primeira fase da Copa que o Brasil”, diz jornalista
Técnico da Suíça gostou de cair no grupo com o Brasil; entenda o porquê
https://www.osul.com.br/um-desejo-do-tecnico-tite-esta-muito-proximo-de-se-realizar-para-a-copa-do-catar-o-aumento-do-numero-de-jogadores-de-23-para-26/ Um desejo do técnico Tite está muito próximo de se realizar na Copa do Mundo: o aumento de 23 para 26 jogadores nas convocações 2022-04-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar