Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Um terço dos adultos está no grupo de risco do coronavírus no Brasil

Compartilhe esta notícia:

A hipertensão é um dos fatores de risco

Foto: iStock
A hipertensão é um dos fatores de risco. (Foto: iStock)

Responsável pela morte de mais de 2,3 mil pessoas desde março, o novo coronavírus representa uma ameaça maior para pelo menos 50 milhões de brasileiros que fazem parte do grupo de risco da Covid-19, de acordo com uma pesquisa da Fiocruz.

O levantamento, feito por pesquisadores que trabalham no projeto Monitora Covid-19, estima que um em cada três brasileiros (33,5%) acima de 18 anos tem ao menos um dos principais fatores associados a complicações da doença: hipertensão, diabetes, doenças do coração ou do pulmão e idade acima de 60 anos.

O dado foi calculado a partir das respostas do questionário da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS/IBGE), feita em 2013. O levantamento mostra como o chamado “grupo de risco da Covid-19” reúne pessoas em todas as faixas etárias.

“Essas doenças ocorrem em todos os grupos de idade. A faixa de idade de 18 a 29 anos realmente é menos afetada, mas após os 30 anos a gente já tem grandes proporções que estão em risco. É interessante chamar atenção sobre isso porque nesse isolamento vertical você está colocando pessoas que têm problemas de saúde sujeitas a ser infectadas e ter gravidade na doença”, explica Celia Landmann Szwarcwald, coordenadora da PNS e do levantamento.

O principal fator identificado é a hipertensão, com um total de 22,1% dos adultos diagnosticados. Depois, a diabetes, com 7%; doenças do coração, 4,2%; e enfermidades no pulmão, 1,8%. Algumas pessoas sofrem de mais de uma doença. Além disso, há um grupo de 7,3% de idosos que não declararam doenças, mas que estão no grupo de risco por possuírem mais de 60 anos. No recorte de gênero, entre as mulheres o grupo de risco atinge 36,2% acima de 18 anos, assim como 30,4% dos homens.

A hipertensão, sobretudo, atinge diferentes idades. Entre quem tem de 18 a 29 anos, os doentes são apenas 3%. Esse número salta para 9,9% na faixa de 30 a 39 anos. Vai a 21% de 40 a 49 anos e cresce para 35,7% de 50 a 59 anos. Com mais de 60 anos, os hipertensos são 51,1%.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Cirurgiões-dentistas se adaptam a novo protocolo para atendimentos de urgência e emergência
“Chega da velha política. Acabou a patifaria”, diz Bolsonaro durante manifestação em Brasília
https://www.osul.com.br/um-terco-dos-adultos-esta-no-grupo-de-risco-do-coronavirus-no-brasil/ Um terço dos adultos está no grupo de risco do coronavírus no Brasil 2020-04-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar