Terça-feira, 12 de agosto de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Balanço do comércio indica alta nas vendas de Natal próximas a 10% no RS

Compartilhe esta notícia:

FCDL-RS entende que as vendas de Natal no Rio Grande do Sul tenham seguido o ritmo de expansão do varejo, que desde de maio vem crescendo acima de 10%. (Crédito: Marcelo Matusiak/divulgação FCDL)

FCDL-RS entende que as vendas de Natal no Rio Grande do Sul tenham seguido o ritmo de expansão do varejo, que desde de maio vem crescendo acima de 10%. A expansão das vendas esteve concentrada em bens de consumo duráveis, como eletrodomésticos, material de informática e vestuário. O último dado divulgado pelo IBGE mostra avanço de 17,8% em outubro frente ao mesmo mês do ano passado, na versão ampliada, que inclui material de construção e veículos; e de 9,6% na versão restrita, o que também é um percentual acima das expectativas previstas no início do ano. A estimativa é que esses números, em dezembro, também tenham reflexos parecidos.

– Este padrão de crescimento está sendo mantido no período natalino e está relacionado especialmente à queda da Taxa Selic. Em pouco mais de um ano os juros básicos caíram mais do que pela metade. Apesar disto não ter repercutido em que do custo financeiro para os consumidores, o fato é que com juros menores, os investidores em títulos do governo perderam parte de seu incentivo poupador e resolveram abrir mais a mão nas compras de bens duráveis – afirma o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

Outro dado importante está relacionado ao indicador de empregabilidade no Rio Grande do Sul. Em outubro, foram criadas 8.084 vagas no Estado, diante de 2.386 no mesmo mês do ano passado. A projeção é que o dado final de novembro, seja ainda melhor.

Os lojistas acreditam que o anúncio da possibilidade de pagamento do 13o salário, na semana anterior ao Natal, via empréstimo bancário, foi um fator positivo já que aliviou a tensão dos consumidores que estavam diante do risco de não recebimento dos valores.

Apesar da sensação, entre os lojistas, ser de otimismo, convém lembrar que o resultado é ainda distante do registrado em 2013, ficando em um padrão de consumo 20% inferior ao registrado àquela época. As vendas em Porto Alegre tendem a ter um resultado de crescimento mais modesto, uma vez que a capital gaúcha tem sua economia fortemente baseada no setor de serviços, que ainda encontra dificuldades para sair da recessão.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Gedeão Pereira assume a presidência da Farsul e aponta planos para 2018
Aos 42 anos, Ana Furtado cuida da pele desde os 12: “Não tenho rugas”
https://www.osul.com.br/balanco-do-comercio-indica-alta-nas-vendas-de-natal-proximas-10-no-rs/ Balanço do comércio indica alta nas vendas de Natal próximas a 10% no RS 2017-12-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar