Domingo, 18 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 13 de julho de 2017
A Companhia Hering, que tem como seu principal produto, a marca Hering, que dá nome a todo grupo empresarial, que abrange também as marcas Hering Kids (moda infantil), Dzarm e PUC (moda infantil), foi tema de palestra nesta quarta-feira (12) no Congresso Brasileiro do Varejo realizado em paralelo à 5ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV), no BarraShoppingSul, em Porto Alegre. O Gestor de Varejo de TI-Sistemas Varejo Cia Hering, Klaus Siegmar Schuldt, falou sobre a “Transformação do e-commerce da CIA Hering”, explicando sobre o processo de crescimento da empresa, principalmente em relação ao desenvolvimento do lado digital.
Com um faturamento atual de R$ 1,7 bilhões, a companhia viu a necessidade de desenvolver o online. “Hoje o e-commerce representa 2,2% da receita, antes da implantação da nova plataforma, que ocorreu em 2013, esse número era muito menor. Nossa perspectiva é de que em cerca de cinco anos, o digital represente 5% do faturamento”, afirmou Schuldt. Ele apresentou o ecossistema do projeto que durou 15 meses. “Em 2016, com a plataforma consolidada, nos perguntamos por que não subir o outlet também para o online? Hoje já é a segunda área com maior venda, chegando perto da loja mãe”, revelou.
Atualmente, além dos números do e-commerce, o restante do faturamento do grupo vem 38% do varejo multimarca, 39,5% das franquias, 20,3% das lojas próprias. “O desafio agora é da omnicanalidade, ou seja, a conexão do online com os sistemas de lojas físicas. Vamos lançar um produto que permitirá estabelecer uma conexão entre o estoque da loja física e o e-commerce. Assim será possível informar ao consumidor não só se o produto existe, mas o local mais próximo no qual ele está disponível”, realçou.
A 5ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV) e o Congresso Brasileiro do Varejo acontecem até sexta-feira (14) no BarraShoppingSul, em Porto Alegre. O Congresso conta com a participação de especialistas de renome nacional e internacional em áreas como franquias, inovação, empreendedorismo, economia e marketing digital. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas direto no credenciamento do evento. Mais informações no site www.feirabrasileiradovarejo.com.br.
–———–
FBV debate liderança e desenvolvimento de equipes
Liderança e Desenvolvimento de Equipes foi tema de painel na tarde desta quarta-feira (12), no Congresso Brasileiro do Varejo, evento paralelo à 5ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV). O debate, mediado pela diretora executiva da Denise Casagrande Consultoria em Desenvolvimento de Pessoas e Organizações, Denise Casagrande, reuniu Liana Gus Gomes, presidente da Abracem – Associação Brasileira de Coaching Executivo; Jayme Garfinkel, presidente do Conselho Administrativo da Porto Seguro; e Otelmo Drebes, presidente das Lojas Lebes.
Liana abriu sua fala comentando sobre o mundo ‘VUCA’ – volátil, imprevisível, complexo e ambíguo – e o papel dos líderes nesse contexto nas organizações. Ela aposta no desenvolvimento de lideranças. “Equipes contam com pessoas diferentes, com habilidades diferentes, competências complementares e alto grau de interdependência”, disse ela, comentando sobre a eficácia do coaching de equipe para o desenvolvimento de pessoas. Para a painelista, a metodologia é uma grande aliada no desenvolvimento de pessoas. No coaching de equipes, se trabalha o grupo como um todo, compartilhando objetivos, gerando comprometimento, aumentando as responsabilidades e gerando reflexão sobre as atitudes. “Tudo isso para que possamos dar um salto de desenvolvimento dentro desse contexto do mundo VUCA”, apontou Liana.
Garfinkel, à frente da Porto Seguro, dividiu com a plateia sua história de vida, conquistas e desafios, sempre motivado pela realização do sonho do seu pai. Segundo ele, para se construir lideranças, é preciso ser autêntico como líder e ter o compromisso de igualdade, projetos e propósitos. “Compromisso cria confiança. Você leva uma vida para construir uma confiança e isso eu percebi. Fazemos o máximo esforço para treinar equipe e, amanhã, temos que fazer tudo de novo”, ressalta.
Como empresa familiar profissionalizada, Drebes é enfático ao afirmar que os familiares atuam nas Lojas Lebes porque são competentes e não herdeiros. A empresa tem 60 anos, cerca de 150 lojas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina e mais de três mil funcionários e um milhão de clientes ativos. “Acreditamos em propósitos e o nosso é facilitar o acesso das pessoas aos seus sonhos”, disse ele, apresentando ao público a história de um homem que pediu uma mulher em casamento dentro de uma das Lojas Lebes e isso gerou um envolvimento da marca com o casal, gerando experiências positivas aos clientes, como uma viagem pré-nupcial e a reforma da casa.
Investir e acreditar na capacidade das pessoas, ampliar horizontes e buscar profissionais curiosos, que corram atrás do diferente, foram as dicas finais dos painelistas aos varejistas presentes. O Congresso Brasileiro do Varejo segue até sexta-feira (14), no Centro de Eventos do BarraShoppingSul. Para participar, é necessário adquirir passaportes diários. Já a visitação à FBV 2017 tem entrada franca.