Sábado, 16 de agosto de 2025
Por Redação O Sul | 26 de setembro de 2016
Em sua 7ª edição, o ENERGIPLAST – Fórum Brasileiro de Reciclagem Energética de Resíduos Sólidos com Ênfase em Plásticos, que acontece no dia 27 de setembro, na FIERGS, em Porto Alegre, traz para o debate as alternativas de aproveitamento de resíduos para geração de energia. O Fórum, realizado anualmente pelo Sinplast – Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do RS, conta neste ano com a presença do Ministério Público e palestrantes nacionais e internacionais, que apresentarão cases e novas tecnologias na área.
“Quando se fala em reciclagem energética, logo vem a ideia de uma usina de queima de lixo, o que traz uma enorme dúvida em relação aos efeitos ambientais. Porém já são muitas as alternativas de aproveitamento dos resíduos para geração de energia e isso será o ponto alto de discussão no evento”, explica o coordenador do ENERGIPLAST e do Comitê Sinplast de Reciclagem, Luiz Henrique Hartmann.
Os desafios, propostas e perspectivas da cadeia de reciclagem no Brasil também estarão em pauta no encontro. Na abertura do evento, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem, deputado federal Carlos Gomes, apresentará números do setor, as principais demandas da indústria e das cooperativas de catadores, além dos caminhos sugeridos pela Frente para o desenvolvimento da atividade no país. A implementação da PNRS e a visão do Ministério Público sobre a medida também será um dos assuntos abordados no Fórum pela Promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre, Annelise Steigleder. O evento conta ainda com a participação do palestrante internacional Armin Villa, do Grupo Starlinger GmbH, da Áustria, que destacará as tendências tecnológicas no processo de extrusão.
O Energiplast tem o patrocínio da Braskem e do Sindiatacadistas e o apoio da FIERGS e do Sistema Fecomércio-RS. O evento é gratuito, mas é preciso inscrever-se antecipadamente no blog energiplast.wordpress.com. As vagas são limitadas.
A programação completa do ENERGIPLAST 2016:
8h30: Credenciamento
9h: Sessão de Abertura com a presença de autoridades
9h20: “Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia de Reciclagem: propostas e desafios”, com o Deputado Federal Carlos Gomes
9h40: “A Implementação da PNRS e a visão do Ministério Público”, com a Promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre, Annelise Steigleder
10h: “Reciclagem: Uma solução viável”, com Andrea Carla Barreto Cunha, da Abiquim (SP)
10h20: Debates e perguntas
10h40: Intervalo
11h: “Sistema de Geração de Energia Renovável e Sustentável – FDS: Dissociação Instantânea de Resíduos”, com André Tchernobilsky, CEO da Zeg Environmental e Chief Engineering Officer da Malette Group
11h40: “Processo de Extrusão na Reciclagem Mecânica de Plásticos: o que há de novo e tendências tecnológicas dos próximos anos”, com Armin Villa, do Grupo Starlinger GmbH – ÁUSTRIA (Palestra Internacional com tradução simultânea)
12h30: Intervalo
14h: “Recuperação Energética de Resíduos – Estudo de caso URE Barueri”, com Alexandre Citvaras, do Grupo Haztec (RJ)
14h40: “Recuperação Energética de Resíduos Sólidos Industriais – Case da Fundação Proamb-RS”, com Gustavo Luiz Fiorese, diretor de Operações da Fundação Proamb-RS
15h20: “Sistema de Reciclagem de RSU com Separação Automatizada por Infrared – Case do Brasil”, com Luciano Coimbra, da Whashtech Rio
16h: Intervalo
16h20: “Sistema de Lavagem de Resíduo Sólido Urbano Pós-Consumo por Lavagem em Contínuo. Foco na Otimização do Processo”, com Valdir Albrecht, da Albrecht Equipamentos Industriais (Joinville-SC)
16h50: “Da Logística Reversa a Novos Produtos: Reciclagem de EPS (Isopor), com Paulo Michels, da Termotécnica (SC)
17h30: Encerramento