Segunda-feira, 05 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 17 de abril de 2021
O serviço Google Earth adicionou um recurso de “timelapse” à plataforma, proporcionando aos internautas uma ideia visual de como as mudanças climáticas, a urbanização e o desmatamento têm alterado o cenário natural do planeta nas últimas quatro décadas.
Criado a partir da combinação e interação de aproximadamente 24 milhões de imagens de satélite, junto com 800 vídeos com curadoria e guias interativos, esse recurso permite que os usuários vejam a passagem de tempo dos últimos 37 anos em qualquer lugar do planeta.
A plataforma utiliza informações disponibilizadas pela NASA (a agência espacial norte-americana), bem como do Programa Landsat da agência geológica dos Estados Unidos (USGS) e do programa Copérnico da União Europeia (UE).
Exemplos
Por meio da ferramenta é possível observar alterações em linhas costeiras, a expansão generalizada de paisagens urbanas e de terras agrícolas. E também o recuo simultâneo de geleiras, florestas e rios, dentre outros aspectos bastante emblemáticos do meio ambiente.
Um dos vídeos mostra a rápida transição de florestas para vilas e fazendas perto da Bolívia, por exemplo – trata-se de uma das principais causas do desmatamento na floresta amazônica. Já outro mostra a diminuição da geleira Columbia no Alasca em 20 quilômetros, devido ao aquecimento global. Para conferir, acesse o site de buscas google.com e digite “google earth”.