Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Light Drizzle

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O papa advertiu sobre o perigo de uma nova “catástrofe humanitária” na Síria

Compartilhe esta notícia:

"Por favor, não transformem o Natal em um evento mundano!", recomendou. (Foto: Reprodução)

O papa Francisco fez um alerta neste domingo (02) sobre o perigo de uma “catástrofe humanitária” na província de Idlib, na Síria, onde há o temor de uma forte ofensiva do governo Bashar al-Assad. Ele renovou o pedido de “diálogo” e “negociação” para “preservar os civis”.

“O vento da guerra ainda sopra e nos chegam notícias inquietantes sobre o risco de uma possível catástrofe humanitária na Síria, que levamos em nosso coração, na província de Idlib”, declarou o papa diante de milhares de fiéis na Praça de São Pedro. Há vários semanas o governo sírio acumula forças militares nas fronteiras da província de Idlib, último grande reduto insurgente do noroeste da Síria, perto da fronteira com a Turquia.

O confronto entre insurgentes e o governo na regiãode Idlib pode ser a última batalha de envergadura na guerra que assola a Síria desde 2011 e que já deixou mais de 350 mil mortos e milhões de deslocados e refugiados. A ONU (Organização das Nações Unidas) alertou para a possibilidade de uma catástrofe humanitária.

Nos últimos dias, o regime sírio e sua principal aliada, a Rússia, elevaram o tom a respeito de Idlib, que é dominada pela organização extremista Hayat Tahrir al Sham (HTS), criada pelo ex-braço sírio da Al-Qaeda.

Na quarta-feira (29), o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, deu a entender que a ofensiva é iminente. Na quinta-feira (30), o Ministério russo da Defesa anunciou que mais de 25 navios e cerca de 30 aviões vão participar de exercícios militares no Mediterrâneo de 1º a 8 de setembro.

Para evitar o confronto, a Rússia reivindica uma dissolução do HTS. Recentemente, o grupo rejeitou a possibilidade de uma dissolução, de acordo com declarações divulgadas por sua agência de propaganda, a Ibaa, mas deixou a porta aberta para uma solução negociada.

A possibilidade de confronto também preocupa a Turquia, que tenta evitar uma ofensiva do regime de Assad. Embora os turcos apoiem diretamente vários grupos rebeldes no norte do território sírio, sua influência nos extremistas do HTS é limitada.

Divórcio

O papa afirmou na quarta-feira (29), durante sua audiência geral no Vaticano, que o divórcio é “uma coisa feia” e não representa o “ideal de família”. A declaração foi dada dias após o pontífice ter sido acusado de acobertar casos de abuso sexual pelo arcebispo italiano Carlo Maria Viganò.

“É uma moda, lemos até nas revistas: tal pessoa se divorciou. Por favor, isso é uma coisa feia. Eu respeito tudo, mas o ideal não é o divórcio, a separação, a destruição da família. O ideal é a família unida”, declarou Francisco, acrescentando que a humanidade necessita do “amor duradouro” que “nos salva da solidão em meio às mentiras da cultura do momentâneo”.

O pontífice é a favor da abertura da Igreja a divorciados e abordou o tema na exortação apostólica “Amoris laetitia” (“A alegria do amor”), que deu a cada paróquia o poder de decidir se pessoas que se separaram podem comungar. O documento rendeu ao papa acusações de “heresia” por parte de dezenas de padres conservadores e um questionamento público feito por quatro cardeais, incluindo o norte-americano Raymond Burke.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

O Ministério Público Federal abre inquérito para investigar 80 milhões de reais da JBS/Friboi para Lula e Dilma
Saiba quem são os ministros que podem definir o futuro de Temer no Tribunal Superior Eleitoral
https://www.osul.com.br/o-papa-advertiu-sobre-o-perigo-de-uma-nova-catastrofe-humanitaria-na-siria/ O papa advertiu sobre o perigo de uma nova “catástrofe humanitária” na Síria 2018-09-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar